No dia 30 de junho é celebrado o dia do caminhoneiro, uma data que homenageia os profissionais que são responsáveis por movimentar o setor de transporte de cargas pelo Brasil.

Dessa forma, é importante valorizar a categoria através de justas homenagens, mas também investir em práticas que aumentem a segurança dos profissionais e por consequência, gerar melhores condições de trabalho.

Preparamos esse artigo para dar algumas dicas sobre como cuidar melhor da saúde, segurança e capacitar os motoristas caminhoneiros.

Boa leitura.

Por que os caminhoneiros são tão importantes?

Os caminhoneiros têm um papel muito importante quando falamos de economia no país, pois eles são responsáveis por transportar diversos produtos alimentícios, objetos, máquinas, encomendas entre outras coisas. O motorista caminhoneiro é a ponte que liga a população brasileira aos produtos. 

Atualmente existem mais de 2 milhões de caminhoneiros no país, sendo responsáveis pelo transporte de mais de 50% das cargas do Brasil através das estradas, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM).

Dessa forma, ter uma data que simboliza a importância que a categoria traz para o Brasil, é uma justa homenagem.

Dicas para saúde do motorista caminhoneiro

Preservar a saúde deve ser uma ação contínua, os caminhoneiros podem ter diversas frentes de atuação  e assim otimizar o desempenho no trabalho e uma melhor qualidade de vida.

Confira algumas dicas que podem fazer a diferença e ajudar motoristas a terem uma melhor qualidade de vida.

Realize a manutenção dos caminhões

É fundamental preservar os equipamentos de trabalho, seja o seu caminhão ou uma máquina pesada. Dessa forma, realize manutenções periódicas para diminuir os riscos de acidente.

Ler o manual de instruções e seguir as recomendações técnicas podem proporcionar melhores resultados, pois além de aumentarem a vida útil dos equipamentos, também otimizam o desempenho deles.

É motorista caminhoneiro? Mantenha exames médicos em dia

Preservar a saúde mantendo os exames médicos em dia tem um peso muito importante, parece óbvio, mas nem sempre damos a devida importância para os checkups periódicos.

Dessa forma, o motorista caminhoneiro precisa manter a saúde em constante monitoramento, afinal, a atividade exige um bom condicionamento físico.

Realize sempre os exames agendados pela empresa e também esteja atento para sintomas de cansaço excessivo, estresse elevado e má alimentação. Siga sempre a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Dirige seu caminhão em grandes distâncias? Procure respeitar os horários de descanso

Por vezes algumas viagens precisam ser feitas no período da madrugada ou então são de longas distâncias, sendo bastante cansativas e desgastantes.

Dessa forma, procure respeitar os intervalos de descanso, faça paradas obrigatórias na estrada e mantenha uma quantidade de horas mínima de sono recomendado por especialistas.

Recuperar as energias é fundamental não apenas para a saúde, mas também para a segurança. Infelizmente, motoristas de caminhão podem sofrer acidentes na estrada em caso de desgaste excessivo.

Costumamos ver diversos motoristas que por estarem cansados, acabam dormindo rapidamente, mas basta apenas poucos segundos desacordado para um acidente acontecer, por isso, respeite seus limites e descanse.

Curiosidade: você sabia que o dia do motorista tem mais uma data comemorativa?

Algumas pessoas não sabem ou podem ficar confusas, mas o Dia do Motorista é celebrado em mais de uma ocasião no ano.

A verdade é que a categoria tão popular no Brasil tem diversos segmentos, então por isso, existem outras datas que contemplam esses profissionais, confira:

  • Dia do caminhoneiro no estado de São Paulo – 30 de junho
  • Dia do Motorista – 25 de julho
  • Dia nacional do caminhoneiro – 16 de setembro
  • Dia nacional do transportador rodoviário de cargas – 17 de setembro 

Todas as datas são dias comemorativos e que servem também como uma oportunidade para valorizar os motoristas, além de trazer ações que ajudam na conscientização de ações para os profissionais.

A CTA Smart parabeniza os motoristas caminhoneiros pelo seu dia 

Sabemos da importância que os motoristas caminhoneiros têm para a sociedade e como eles precisam ser valorizados em cada oportunidade.

Desenvolvemos soluções tecnológicas para gestores de frotas e também para aqueles que são a ponta do serviço, os profissionais que conduzem as máquinas pesadas, caminhões e todos os veículos utilizados nas rodovias do país.

Agradecemos por desenvolverem essa profissão tão bonita e necessária, que movimenta a economia do país e aquece o setor de transportes brasileiro.