As frotas agrícolas são compostas por maquinários de grande robustez, o que muitas vezes, significa um cuidado maior com a manutenção e operação. O abastecimento também está incluído neste processo, porque uma boa gestão de combustível também faz o negócio de investidores do setor crescer.

Já falamos aqui nos cuidados com cargas frigoríficas e hoje vamos abordar como a boa gestão do maquinário agrícola pode garantir a redução de desperdícios e gastos, tudo para você focar ainda mais na produtividade.

Empreendedores rurais estão sempre de olho em como fazer a expansão dos negócios com a modernização de seus processos. Neste setor, os cuidados vão desde a lavoura ao transporte, cuidando da produção agrícola, colheita, armazenamento até o último processo, que é transformar o produto em carga para entrega aos compradores. 

Vamos mostrar hoje quais são os 5 cuidados essenciais para a boa saúde da sua frota agrícola.

1) Maquinário com Garantia e Bom uso

A gestão das máquinas agrícolas é cuidadosa e atenta aos detalhes. Por isso, fazer sempre manutenção preventiva é o ponto inicial de zelo. É recomendável criar um cronograma de revisão de toda a frota para inspecionar se está tudo em dia. Crie uma data específica a cada dois meses e verifique as condições de cada máquina: pneus, freios, motor, tanques e baterias. Isso pode ser feito de maneira manual ou automática a partir de recursos tecnológicos que facilitam o processo, como câmeras termográficas, por exemplo. Isso deve garantir o bom uso por parte dos operadores das máquinas, mas ter também sempre peças originais é uma forma de garantir maior durabilidade. 

2) Durabilidade controlada

O tempo de uso do maquinário deve ser sempre respeitado, e se os cuidados forem recorrentes a durabilidade aumenta consideravelmente! Um trato por exemplo, se gerido com eficiência, funcionará sem qualquer problema por até 15 mil horas. Para que isso ocorra, é essencial que você utilize cada maquinário para a sua finalidade específica: tratores, colheitadeiras, semeadoras ou pulverizadores. 

Com o uso responsável a longevidade aumenta em qualquer maquinário, e você pode estimar o período de durabilidade conforme as horas utilizadas em cada um. Assim, pode-se reduzir custo operacional e diminuir o índice de falhas mecânicas.

Respeite a vida útil de cada equipamento com bom uso e boa gestão das máquinas. 

3) A escolha dos pneus

Assim como em qualquer veículo, a manutenção dos pneus de maquinário agrícola deve ser periódica, ainda mais devido ao impacto dos solos. Os modelos radiais são considerados os principais para este tipo de frota, mas no Brasil eles ainda representam apenas 9% de toda a frota agrícola. Se não é o caso das suas máquinas, procure economizar nos períodos de uso para exercer menor pressão às rodas.

4) Treinamento de Pessoal 

Operar maquinário agrícola não é a mesma função de dirigir. O treinamento inadequado prejudica tanto a frota quanto a produtividade, então a gestão deve se encarregar de contratar profissionais experientes e fornecer todas as informações sobre as máquinas que serão operadas. 

O treinamento vai desde aulas básicas de operação das máquinas, até a leitura ativa de manuais de instruções. Conhecer bem os solos, o abastecimento e o tipo de função são coringas para os profissionais operadores. 

Lembre-se: operadores bem treinados trazem mais rendimento operacional e menos retrabalho. Assim como as máquinas precisam ser revisadas periodicamente, o conhecimento dos profissionais também deve ser revisto e atualizado. Isso evita o desgaste de máquinas e possíveis falhas humanas. 

5) Gestão do Abastecimento

Por fim, para uma boa gestão de toda a frota agrícola, o controle do abastecimento é um fator essencial. Manter o registro de todos os maquinários e seus consumos ajuda a economizar e aumenta a produtividade. 

Com o CTA Smart você pode verificar quanto tem em estoque, quanto cada máquina gasta e até determinar a quantidade de combustível liberada para cada equipamento.

Nossa solução verifica a frequência do abastecimento e faz relatórios periódicos de acordo com a sua demanda. Você seleciona qual período e quais máquinas quer controlar o tanque. Isso ajuda a evitar possíveis erros e desvios de combustível. 

Nossa solução faz a mensuração do consumo de combustível com eficácia e confiabilidade, aumentando ainda mais o seu controle na gestão da frota. 

marketing CTA SMART
Coo