Tudo sobre caminhão comboio: abastecimento e seu funcionamento

O caminhão comboio tem um papel essencial no abastecimento e lubrificação de veículos que estão distantes da sua base. Este modelo veio para suprir demandas de logística das empresas, representando maior facilidade e redução de custos operacionais, dentro de um cenário em que o deslocamento de maquinários até um ponto fixo de fornecimento torna-se inviável. Aqui você vai encontrar tudo sobre caminhão comboio.

Podemos mencionar por exemplo, o cenário em que frotas de veículos com foco em mineração ou agroflorestal encontram dificuldades para deslocar o seu maquinário até um ponto de abastecimento, tendo o caminhão comboio como uma excelente alternativa.

Mas como realizar o abastecimento?

Por exemplo, não é qualquer modelo de caminhão e recipientes que podem ser utilizados para o transporte, é necessário que o caminhão comboio, especialmente adaptado para essa função seja utilizado, evitando o desperdício de combustível durante o processo e locomoção, reduzindo também as chances de danos ao meio ambiente quando acidentes acontecem.

Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas valiosas sobre como funciona um caminhão comboio e a melhor maneira de realizar o abastecimento. Boa leitura.

O que é um caminhão comboio?

O caminhão comboio é um veículo utilizado para transportar combustível até locais de difícil acesso, de forma segura. O seu uso é bastante comum em mineradoras, empresas agroflorestais, construtoras e outros locais de difícil acesso e locomoção de maquinários, facilitando o abastecimento de equipamentos pesados, caminhões, tratores, guindastes e escavadeiras. 

Dessa forma, esse modelo de caminhão é equipado com um tanque apropriado para o armazenamento de combustível ou lubrificante, além de uma bomba para realizar o abastecimento. 

Alguns modelos de caminhões comboio também utilizam reservatórios de água e graxa, entre outras personalizações como faróis adaptados. Assim, eles também são conhecidos como “posto de abastecimento móvel”.

Como é um caminhão comboio?

Os caminhões comboios são utilizados para o transporte de grandes volumes de combustíveis e lubrificantes de forma apropriada, visando reduzir o risco de acidentes. 

Diferentes dos veículos comuns de transporte de cargas , eles possuem características específicas. 

Esses caminhões são equipados com um tanque para armazenar o combustível e também possuem uma bomba para realizar o abastecimento. Além disso, podem conter reservatórios de água e graxa, assim como itens personalizados de acordo com a necessidade.

Como utilizar o caminhão comboio?

Para realizar o abastecimento adequado e seguro da sua frota de equipamentos através de um caminhão comboio, é importante seguir um conjunto de boas práticas para evitar prejuízos e acidentes. 

Dessa forma, é importante prestar atenção a alguns pontos específicos. Primeiramente, é necessário verificar a condição do veículo, assegurando-se de que esteja em bom estado para o abastecimento. Em seguida, é essencial posicionar corretamente o caminhão próximo ao equipamento que será abastecido, garantindo a proximidade adequada para a operação.

Vale mencionar outro ponto importante, que é conectar a mangueira de abastecimento de maneira correta e segura, garantindo assim que não haja vazamentos ou problemas durante o processo. Além disso, é importante que o motorista responsável pelo caminhão seja um profissional qualificado e com a documentação necessária para dirigir e seguir todas as normas de segurança.

Veja a seguir tudo sobre caminhão comboio e qual a maneira correta de fazer sua utilização:

Verifique as condições do veículo

Antes de fazer o abastecimento, é importante garantir que o caminhão comboio esteja em condições adequadas para uso. Verifique a pressão dos pneus, confira também se o nível de óleo do caminhão está correto, assegurando-se de que esteja dentro dos parâmetros recomendados.

Além disso, é importante conferir a quantidade de combustível ou lubrificante presente no tanque do caminhão. 

Leve o caminhão até o local de abastecimento e conecte a mangueira

Ao chegar com o caminhão comboio até o local de abastecimento, procure deixar o veículo o mais próximo possível do equipamento a ser abastecido. Dessa forma, o motorista terá maior facilidade para conectar a mangueira de abastecimento, tornando o procedimento mais ágil e prático. Além disso, a proximidade torna a operação mais eficiente, reduzindo o tempo necessário para o abastecimento.

Feito isso, verifique se a conexão da mangueira está firme e bem encaixada, evitando vazamentos durante o processo. Em seguida, acione a bomba de abastecimento.

Tenha um profissional qualificado

É importante que o caminhão comboio seja operado por um profissional capacitado e experiente. O motorista deve estar ciente de todas as normas de segurança, ter a carteira de habilitação e estar sempre atualizado sobre as normas.

Siga as instruções do fabricante

Para um abastecimento correto e seguro, é fundamental seguir o manual de instruções do fabricante dos equipamentos e do caminhão comboio. 

Dessa forma, sua frota estará apta a utilizar um caminhão comboio de forma adequada, assegurando um abastecimento seguro e eficiente.

Você pode conferir algumas normas de segurança para abastecimento de caminhões de carga pesadas, incluindo caminhões de comboio, através da portaria 91.

CTA Mobile: ideal para quem usa caminhão comboio

Se a sua frota utiliza frequentemente o caminhão comboio e busca economizar o consumo de combustíveis e ter um controle preciso do consumo, além de gerar relatórios, o recomendado é investir na automação da gestão de abastecimento. Essa estratégia é essencial para simplificar a vida dos gestores de frotas e aumentar as chances de sucesso das empresas.

Com essa abordagem, é possível obter uma redução nos custos com combustível, garantir o cumprimento dos prazos de entrega dos produtos e impulsionar a qualidade geral do negócio.

Além disso, a gestão de abastecimento automatizada proporciona um controle mais preciso dos gastos com diesel, contribuindo para uma melhor eficiência operacional da empresa. 

Por isso, o CTA Mobile é a solução perfeita para os gestores de frotas e donos de empresas que buscam automatizar o seu abastecimento interno fora do pátio. Ele foi pensando e desenvolvido especialmente para as operações com caminhão comboio ou melosa.

O equipamento é instalado no veículo, sem a necessidade de parar a frota e pode automatizar até quatro saídas de combustíveis, simultaneamente. E após o abastecimento, as informações são coletadas pelo CTA Mobile, salvas em nuvem e enviadas para uma plataforma online com consulta em tempo real. Caso não haja sinal no local de abastecimento, os dados são armazenados e vão para a nuvem assim que o sinal for restabelecido.

Com a automação CTA Smart, seu combustível fica protegido e não há mais a necessidade do uso de planilhas. Os dados são seguros e confiáveis. E o acesso a eles pode ser feito de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Essa abordagem eficiente traz benefícios significativos, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos e uma redução no consumo de diesel.

Caso tenha interesse em implementar essa solução na sua frota de veículos, entre em contato com o time comercial da CTA Smart. Estamos prontos para auxiliar na gestão de recursos e no objetivo de reduzir o consumo de diesel, proporcionando maior eficiência e economia para o seu negócio.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO