O impacto dos avanços tecnológicos e industriais, aliado a uma necessidade de adotar medidas menos agressivas ao planeta, estão responsabilizando empresas e marcas para trabalhar a partir de medidas verdes.

No mundo da gestão de frotas, a sustentabilidade surge como uma premissa que pode atender desde a adaptação de todos os seus veículos – com as chamadas ecofrotas – a pequenas ações, que, combinadas, aumentam o desempenho e preservam o meio ambiente.

Uma frota ecológica precisa primeiro descobrir o impacto ambiental que seus veículos exercem e ao mesmo tempo manter a sua operação normalmente, com o cumprimento do seu planejamento estratégico comercial.

O gestor da frota deve analisar três impactos que a adoção sustentável terá em seu negócio: Ambiental, Social e Econômico.

No pilar SOCIAL, você deve gerar resultados para a sociedade como um todo e pensar como o seu negócio pode popularizar a adoção de recursos sustentáveis.

Já nos pilares ECONÔMICO E AMBIENTAL você pensa quais propostas podem converter em economia de recursos, como a redução do uso de combustíveis.

Confira em três passos como a sua gestão de frota pode adotar medidas verdes para preservar e incentivar práticas sustentáveis:

 

 

  • PNEUS ECOLÓGICOS

 

A adoção dos também chamados “pneus verdes” reduz a utilização de petróleo na composição dos produtos e mantém a performance praticamente igual à dos pneus convencionais. Além disso, a durabilidade dos pneus ecológicos tende a ser maior, já que os pneus deste tipo têm mais segurança e aderência em pistas molhadas.

 

 

  • PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

 

A educação ambiental é um grande fator determinante para adoção de medidas verdes. Ao construir uma cultura de prevenção de riscos ambientais, você, como gestor de frota, trabalha diretamente na orientação da equipe.

Operários, motoristas e demais funcionários devem se conscientizar da importância e participar dos novos processos. Você pode contratar um engenheiro ambiental para dialogar e esclarecer dívidas, assim como obter treinamento específico para os recursos humanos. Aderir às normas regulatórias vigentes que dizem respeito ao meio ambiente também é essencial.

 

 

  • REDUÇÃO DE COMBUSTÍVEL

 

É inevitável o uso de combustível em sua frota, certamente. Mas você pode gerenciar seus custos e consumo, para avaliar a estratégia da sua empresa e identificar oportunidades de investimento e melhoria.

Quantas vezes os veículos de sua frota abastecem com diesel semanalmente? É preciso transformar cada um desses indicadores e quantificar os resultados. Dessa forma, será possível visualizar melhor os recursos poupados. A instalação do CTA Smart permite esse gerenciamento por veículo e motorista, em qualquer bomba que você queira a instalação.

 

Com o CTA, você, gestor de frota, controla a quantidade de diesel dispensado em cada trajeto, visualiza informações como periodicidade e consumo, e pode transformar os dados em gráficos e tabelas para conferir seus indicadores de abastecimento. 

Instalamos nossa solução em sua(s) bomba(s) e você mesmo, de onde estiver, tem acesso aos dados de liberação para cada veículo ou motorista. Ainda, você exporta dados de consumo, planilhas que mensuram quanto cada caminhão gasta e quanto sua frota gasta no total.

Adote medidas verdes, reduza o impacto da sua frota e pratique também a gestão ambiental, contando com o CTA Smart para diminuir ainda mais os custos e consumos de abastecimento. 

marketing CTA SMART
Coo