Os custos com logística tomam grande parte do orçamento em empresas. Seja no transporte de cargas ou deslocamento de pessoal, o mercado brasileiro está entre os que mais gastam com a demanda: segundo o Ranking do Banco Mundial, as corporações no Brasil dedicam 12% do faturamento aos custos logísticos, enquanto a média mundial gira em torno de 7%. 

Se o quadro não parece favorável, saiba que é possível revertê-lo. É impossível operar sem logística, isso é certo, mas também podemos diminuir os gastos com planejamento, execução e controle. No caso da gestão de frotas a realidade deve ser adaptada, já que a logística em si é o negócio da empresa. 

Existem medidas que podem auxiliar na redução de custos logísticos, vamos apresentar três dicas rápidas que vão ajudar a alcançar nessa economia:

1 –  Defina as suas metas e custos reais

Meça seus custos logísticos, considerando as seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte. Assim, você pode realizar um comparativo de quanto a sua empresa gasta versus o seu orçamento. Definir metas facilita o acompanhamento de resultados, ainda mais se você tiver indicadores de desempenho (KPIs). Os KPIs identificam falhas e oportunidades de melhoria quando você acompanha métricas e realiza análises. 

2 – Realize a previsão de demanda

Prevenir a demanda é estimar suas tarefas com base nos dados disponíveis, seja no histórico de vendas ou na gestão de estoques. Cruzando informações, você, como gestor de frota, pode criar estimativas da procura de clientes e potenciais clientes nos próximos períodos, organizando os custos com transporte e combustível, por exemplo. Tudo isso vai influenciar diretamente nos seus custos operacionais, reduzindo perdas e prejuízos na otimização do gasto do capital de giro.

3 – Invista em tecnologia

Investir em soluções tecnológicas ajuda no controle e na visão geral dos seus gastos. Quanto você consome de combustível? Quais são os períodos e funcionários que utilizam mais o abastecimento? Como você pode controlar o diesel de maneira eficaz?

O CTA Smart pode ajudar você na sua gestão de combustível, com redução de desperdícios, insights de melhorias e diminuição de custos logísticos. Você automatiza e otimiza a gestão de abastecimentos da sua frota, e nossa solução fornece informações precisas para a sua tomada de decisão. 

A saída de combustível do seu tanque e bomba é registrada com exatidão e você pode conferir todos os dados online de qualquer lugar. É possível controlar individualmente cada veículo e motorista, tendo acesso ao monitoramento de estoque do tanque e previsão de próximos carregamentos, evitando erros humanos muito comuns, como anotações imprecisas e até possíveis negligências, suscetíveis por funcionários. Conheça mais do CTA Smart aqui.

marketing CTA SMART
Coo