O anúncio da Petrobras em aumentar em 3,5% os valores de gasolina e 4,2% no diesel pegou a população de surpresa. No início da última semana, o mercado internacional já havia subido o preço do barril de petróleo em mais de 10%, e apesar da tentativa de evitar o aumento para o país, a estatal brasileira precisou repassar o novo preço à cadeia de combustíveis.

A notícia fez muitos motoristas lotarem os postos de combustíveis, gerando um reflexo quase que imediato nas bombas espalhadas pelo Brasil.  Os efeitos são sentidos pelo consumidor, que nota as alterações significativas nos preços, e também pela cadeia de abastecimentos particulares, como empresas que possuem bombas próprias para as suas frotas. Mesmo com a alta nos preços, é possível fazer o seu dinheiro render mais ao abastecer. Confira dicas para economizar com o combustível:

– Otimize o tempo de uso de cada veículo

Combine alternativas para as suas cargas. Pensar na logística de novas entregas e prazos reduz o impacto do aumento do combustível. Se a rota já está estabelecida, como gestor você deve lembrar isso ao seu motorista, pedindo que evite desvios e paradas desnecessárias ao longo do percurso. 

– Planeje (ainda mais) as rotas

Caminhos mais longos e desnecessários, vias engarrafadas e prazos mais curtos fazem com que os veículos gastem mais combustível, além de gerarem estresse entre os funcionários. Neste momento, agrupar entregas, economizar o número de viagens e considerar o tempo gasto também reflete no custo, então o planejamento acaba sendo essencial. Revise sistematicamente suas frotas. 

– Técnicas de Direção

Os profissionais que transportam cargas devem sempre receber treinamento sobre a carga que direcionam, mas também sobre como as frotas devem ser pilotadas. Manter pneus sempre calibrados é um exemplo para economizar combustível, já que um pneu cheio tem menos atrito com o solo, forçando menos o veículo e gastando menos diesel. Já uma direção uniforme e segura mantém uma velocidade constante, evitando aceleradas ou freadas bruscas, exigindo menos empenho do motor. 

– Gerenciamento Automatizado do Combustível 

Tornar o sistema de abastecimento inteligente economiza combustível e outros problemas. A CTA Smart é uma solução que traz segurança e confiabilidade no abastecimento da sua frota, porque mensura a quantidade de combustível a partir do momento em que a bomba é injetada em cada veículo. Você pode analisar o consumo de cada um dos veículos da sua frota, verificar durabilidade do abastecimento, evitar erros e falhas humanas e assim otimizar todos os processos.

Com o CTA Smart você pode gerar também relatórios periódicos com todas as informações do consumo de combustíveis, que permitem melhor controle dos gastos e rendimentos, como média por modelo veículo e motorista, carregamentos, abastecimentos, economia de diesel e estoque do tanque. Converse com a gente, conheça nossos serviços, e tenha todos os insumos necessários para cuidar do que move o seu negócio.

marketing CTA SMART
Coo