Utilizar máquinas pesadas pode consumir bastante combustível, se considerarmos o valor atual para abastecer os veículos, o seu orçamento pode ficar comprometido.

Operar máquinas pesadas requer uma série de cuidados com a segurança e boas práticas para melhor gestão de abastecimento.

Muitas vezes ações simples podem gerar economia para o seu bolso no final do mês, por isso nós preparamos 5 dicas que vão otimizar o consumo de combustível e desempenho dos seus equipamentos.

Boa leitura!

Qual a importância do consumo de combustível em máquinas pesadas?

Gestores de frotas precisam ser cada vez mais eficientes na logística de operação da sua equipe, preocupando-se com o desempenho dos colaboradores e o investimento necessário para que as máquinas consigam operar.

O consumo eficiente de combustível pode significar uma grande economia para a empresa, dessa forma os recursos podem ser reaplicados em outras frentes para modernizar a frota ou até mesmo expandir a equipe.

Veja como economizar combustível com algumas dicas a seguir.

1 – Diminua o tempo ocioso

Quando for necessário diminuir o ritmo do trabalho, o operador pode reduzir a marcha dos equipamentos um pouco antes de desligá-las.

É importante desligar o motor quando a máquina ficar ociosa, dessa forma o combustível pode durar cerca de 15% a mais, dependendo do contexto.

Verifique o manual da máquina para ver o procedimento mais adequado. 

2 – Configure as máquinas pesadas de forma correta

Realize uma anamnese técnica da região antes de levar o maquinário para o local de trabalho, pois muitos fatores podem influenciar no tipo de máquina a ser utilizada.

Verifique a localidade e suas peculiaridades, dessa forma otimize as configurações das máquinas pesadas para que se adaptem à região, aumentando assim a eficiência do consumo de combustível.

Vale mencionar que esse tipo de ação pode economizar diversos ciclos de trabalho, gerando também uma economia de tempo.

3 – Realize manutenções periódicas

É importante realizar de tempo em tempo manutenções nas máquinas, pois além de evitar acidentes, garante que elas estejam funcionando corretamente.

Dessa forma, é possível ter um ganho na economia de combustível, pois os equipamentos estarão funcionando de acordo com o indicado no manual.

Tenha em mente que os equipamentos são uma parte importante para gerar ganhos ao seu negócio, tanto pela sua capacidade de trabalho quanto na economia de combustível.

4 – Invista no treinamento da equipe

Investir no treinamento constante dos colaboradores também é importante para gerar economia de combustível.

Palestras sobre conscientização de economia de combustível, atualizações sobre máquinas pesadas e suas funções farão com que os colaboradores estejam seguros e cientes das melhores práticas.

Ter uma equipe bem treinada, evita acidentes, melhora a produtividade e gera maior consciência sobre a utilização de recursos com sabedoria.

5 – Utilize a calibragem correta dos pneus

Ajustar a calibragem dos pneus em máquinas pesadas está diretamente ligado ao impacto do consumo de combustível. 

Quando os equipamentos estão utilizando a calibragem correta o consumo de combustível é menor, pois a máquina se locomove com mais facilidade. Dessa forma, o motor tem menos desgaste e consome menos recursos.

Faça a gestão de abastecimento de máquinas pesadas com a CTA Smart

Economizar combustível na sua frota também passa por uma boa gestão de abastecimento. Sendo assim, escolher parceiros com soluções inovadoras se torna uma necessidade.

A CTA Smart tem equipamentos de controle completos, capazes de fornecer informações de cada litro abastecido em tempo real. As informações são gravadas em servidores cloud e podem ser acessadas até mesmo pelo celular.

Entre em contato com o nosso time comercial e comece a transformação digital dentro da sua frota, gerando mais eficiência e economia.