O sistema de alimentação dos caminhões da sua frota é complexo, e a bomba injetora de combustível é uma das partes que mais precisa de atenção especial. É por causa das bombas que o combustível do tanque alimenta o motor, e, para garantir que os veículos rodem com segurança e sem problemas, existem basicamente três pontos de atenção, que são premissas da maioria dos componentes dos caminhões:

– Comprar peças de qualidade, incluindo a bomba injetora;

– Fazer a avaliação das bombas periodicamente com vistorias;

– Realizar a troca dentro do tempo certo (em média, a cada 150 mil quilômetros rodados).

Ao fazer a gestão da sua frota, você irá observar que todos os itens de manutenção preventiva estão sendo cumpridos, certo? É o mesmo raciocínio com as bombas de combustível, que neste caso, por serem essenciais inclusive na economia da sua empresa, devem ser verificadas em alguns casos críticos:

#1 Peça nos relatórios aos seus motoristas pequenas descrições de desempenho

No seu gerenciamento costume questionar se o motor está apresentando falhas, se houve sons e ruídos incomuns durante o último trajeto, se há excesso de fumaça saindo do escapamento, ou ainda, se o caminhão demora a dar partida.

#2 Verifique a procedência das peças 

Quando seu motor está em bom estado, o funcionamento é perfeito e proporciona o desempenho e o consumo estabelecidos pela montadora. Então verifique sempre os testes que serão indicados por sua equipe mecânica. Alguns testes de bancada já podem dar um diagnóstico correto da bomba, como o Teste de início de débito, o Teste com o relógio comparador, a Escala de grau, Teste de Plena carga, entre outros.

#3 Observe a queda no rendimento do combustível

Um dos principais indicadores é o rendimento do combustível no tanque. Além de contar com diagnósticos de sua equipe, tenha o total controle sobre o abastecimento de sua frota com o CTA Smart. 

É possível fazer o controle de abastecimento na sua gestão de frota através de planilhas eletrônicas, que facilitam o trabalho do gestor e mantém dados precisos sobre o quanto de diesel cada veículo consome, por exemplo. O CTA Smart gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis e pode ser integrado com qualquer ERP, e o mais útil é que você pode exportar os dados em arquivos no formato TXT e Excel, como planilhas.

Como funciona:

O CTA Smart é um equipamento instalado em sua bomba de combustível. Neste equipamento, quando ativado, são armazenados os abastecimentos de cada veículo ou motorista, com a bomba sendo liberada a partir da ativação do sistema por cada condutor ou frentista. Essa liberação é feita pelo gestor no sistema, e assim, fica mais fácil controlar quanto cada veículo consome e em qual período o abastecimento ocorre.

Todas as informações coletadas pelo equipamento são armazenadas online e enviadas para o sistema, que o responsável pela gestão da frota pode acessar. Isso permite melhor controle de gastos e rendimentos, fazendo o gerenciamento em tempo real de carregamentos, abastecimentos, saldo por empresa, economia de diesel, estoque do tanque, entre outros.

Gostou? Então mantenha a saúde das bombas de combustível da sua frota e conte com a gente para sua gestão ficar ainda mais precisa.

marketing CTA SMART
Coo