A gente sabe e você como gestor de frota também: apesar do isolamento social por conta do novo Coronavírus, o transporte de cargas e a logística não pararam. porém, as medidas de combate à propagação da doença, acabaram diminuindo o ritmo de muitas demandas, incluindo as dos veículos.

 Se a sua frota está parcialmente parada, seja por conta da diminuição de motoristas disponíveis ou pela queda de alguns negócios e clientes, os caminhões e ônibus podem estar precisando de uma atenção especial, ainda que estacionados por tempo indeterminado. 

Como preservar os veículos e mantê-los preparados para o retorno

É importante que você como gestor mantenha a saúde da frota  – assim como a saúde de seus funcionários. Por isso, vamos dar cinco dicas de como manter os veículos saudáveis e ativos, prontinhos para pegar a estrada assim que possível: 

#1 Cuide a bateria

Sempre que possível, ligue o veículo a cada duas semanas, e deixe o motor ligado por 20 minutos. É essencial que você garanta que o processo de carregamento possa ser realizado, por isso, controle o status de carga regularmente.

Nunca deixe o caminhão ou ônibus parado por mais de três meses, principalmente se o status de carga for inferior a 50%.

O que você pode fazer também é orientar a desligar a chave geral do sistema elétrico. Dessa forma, todos os itens consumidores serão desconectados da bateria, exceto o tacógrafo, que não pode ser desligado. Isso reduz a fuga de energia e o consumo de aparelhos no stand by.

#2 Os pneus não rodam mas eles são especiais

Já fizemos um material especial falando sobre pneus, que você pode conferir aqui (hyperlink para o post). Porém, é importante também manter os pneus, enquanto parados, na calibragem máxima, de acordo com a medida de cada um. Isso vai fazer com que a saúde das rodas da sua frota seja estendida e não corra nenhum risco durante este período de estacionamento forçado.

#3 Pisa no freio!

Se a sua frota fica a céu aberto, em locais expostos ao tempo, ou com alta umidade, pode ocorrer a oxidação dos discos de freio, causada pelos resíduos das pastilhas. Então, caso os veículos fiquem muito tempo parados, é possível que nas primeiras frenagens ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação. Avise seu motorista: os ruídos tendem a sumir conforme a utilização. 

Após a volta do uso frequente, aproveite para conferir antes os prazos de manutenção do fabricante, para realizar uma inspeção detalhada no desgaste das lonas ou pastilhas, para conferir o diâmetro do tambor e observar o assentamento do sapata de freio.

#4 Limpeza e pintura, sua frota no SPA

Como bom gestor de frota, você preza pela eficiência mas também cuida da aparência dos veículos, tão importantes para manter o uso frequente e também para o transporte de cargas e prospecção de novos clientes. Então, caso alguns veículos de sua frota ficarem parados durante este período de pandemia, cubra-os com capas adequadas.

Se não for possível cobrir todos os veículos, lave-os antes de deixá-los parados. Assim você evita que agentes externos como sujeiras, detritos, insetos ou outras impurezas causem manchas irreversíveis. 

#5 Seu combustível não é gasto mas pode ser mais economizado ainda

Combustível envelhece quando muito tempo parado. Ar, luz e calor são fatores que influenciam para que isso aconteça. Encha todos os tanques antes da imobilização, porque isso fará com que fique o mínimo de ar dentro dos recipientes. 

Para controlar o abastecimento de toda frota, mesmo que imobilizada, conte com o CTA Smart. Assim, você sabe a quantidade certinha de diesel em cada veículo, monitora quando estes voltarem à ativa, e pode ter relatórios de desempenho assim que quiser, sabendo cada um dos consumos nos períodos que desejar estimar. Conte a gente e confira nossos atendimentos especiais durante o período de isolamento:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99327 2369

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163

Se preferir, peça um orçamento diretamente em nosso site, clicando aqui.

marketing CTA SMART
Coo