Descubra como reduzir o impacto ambiental na sua frota de caminhões

Quando falamos de sustentabilidade, isso envolve diversos segmentos e a sociedade como um todo, o que nos leva também à importância da conscientização dos gestores de frotas de caminhão.

Ao analisarmos o histórico do excesso de emissão principalmente do carbono, temos como referência o início da Revolução Industrial e o crescimento da utilização de veículos de passeio e também caminhões de transporte de cargas.

Foi necessário pouco mais de 1 século para que os impactos da emissão de gases poluentes causasse danos enormes à camada de ozônio, algo assustadoramente rápido se considerarmos que a Terra tem alguns bilhões de anos.

Dessa forma, empresas que se preocupam com práticas ESG estão cada vez mais engajadas em maneiras de reduzir impactos ambientais com soluções sustentáveis tanto para o meio ambiente quanto para o seu modelo de negócios.

Preparamos esse artigo com algumas dicas de como reduzir os impactos ambientais na sua frota de caminhão e também modernizar as operações através da tecnologia através de um modelo de negócios alinhado com boas práticas de ESG.

Boa leitura!

Por que é importante reduzir o impacto ambiental na sua frota de caminhões?

Devido a exploração de recursos naturais sendo feitas de forma irresponsável, alinhado com a falta de preocupação na emissão de gases na atmosfera, temos enfrentando uma degradação ambiental em escala global.

Explorar os recursos da natureza é o mecanismo que utilizamos para gerar combustível e matéria-prima para diversos produtos e serviços, contudo, estar alinhado com práticas ESG dentro da frota de caminhões é extremamente importante.

Através de uma gestão de combustível sendo realizada com estratégia dentro da sua frota de transportes de carga, entre outras ações, é possível dar os primeiros passos para a diminuição do aquecimento global, doenças respiratórias e degradação da fauna e da flora.

Veja como diminuir o impacto ambiental na sua frota de caminhões.

Como reduzir o impacto ambiental na minha frota de caminhões?

Para que a sua empresa esteja alinhada com as boas práticas ambientais, algumas ações devem ser implementadas. Preocupar-se com diversas frentes estratégicas e investir em tecnologia são etapas fundamentais para esse tipo de situação.

Veja a seguir algumas ações para tornar a sua frota de caminhões ecologicamente sustentáveis.

Faça manutenção preventiva da sua frota de veículos

Realizar a manutenção preventiva na sua frota de caminhões é parte importante para a sua estratégia de ser uma empresa com transporte sustentável.

Além de diminuir as chances de acidentes, adotar essa prática também reduz os custos com reparos, tendo em vista que a empresa poderá antecipar o desgaste maior do caminhão e assim prever falhas mais graves que poderiam até parar ou atrasar a sua logística de entregas

Dessa forma, ao realizar a manutenção preventiva, também é possível reduzir o consumo de combustível, diminuindo o impacto da emissão de gases e também aumentando a durabilidade dos seus equipamentos.

Utilize combustíveis de qualidade

Através do avanço da tecnologia, empresas que estão aderindo às práticas ESG já se preocupam com o combustível utilizado na sua frota de caminhões.

Já existem frotas de veículos que utilizam combustíveis ecologicamente sustentáveis ou que pelo menos reduzem o impacto ambiental, como a eletricidade, biogás, biodiesel, bioetanol e os gases naturais.

Empresas que buscam a redução da emissão de gases na atmosfera, além de contribuírem com a preservação ambiental, também geram redução de custos pois ao utilizarem ativos de maior qualidade, aumentam a durabilidade da sua frota de veículos.

Planeje a melhor rota para entrega de cargas

Para ajudar a reduzir a emissão de gás carbônico da sua frota de caminhões, é importante ter uma boa estratégia de logística para traçar as melhores rotas até o destino final.

Ao percorrer os rotas mais rápidas, por consequência os caminhões vão reduzir tanto o consumo de combustível quanto a emissão dos gases poluentes para o meio ambiente. Dessa forma, a sua empresa consegue reduzir custos operacionais e colocar em práticas ações alinhadas com a ESG.

Implemente softwares de gestão de combustível

Empresas que investem em tecnologia, tendem a contribuir para a preservação do meio ambiente. Através de softwares de gestão de combustível, os gestores de frota podem analisar em tempo real as métricas de consumo e desempenho dos caminhões.

Dessa forma, é possível entender a necessidade de cada setor, o combustível ideal para cada tipo de veículo, saber quando a manutenção preventiva deve ser feita e também monitorar o gasto utilizado por litro.

Quer implementar práticas ESG na sua frota de caminhões?

A CTA Smart proporciona diversas soluções para tornar a sua empresa ecologicamente sustentável. Desenvolvemos soluções sob medida para gestores de frotas que desejam melhorar o desempenho da sua frota de caminhões.

Fale com o nosso time comercial e conheça as nossas soluções, estamos prontos para tirar as suas dúvidas.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO