Os veículos off-road (fora da estrada, em tradução literal) são aqueles destinados em atividades nos locais não pavimentados e de difícil acesso. Utilizados cada vez mais como aventuras esportivas, os veículos dessa categoria têm conquistado muitos adeptos desde a Segunda Guerra Mundial, que inicialmente teve o objetivo de ajudar no deslocamento dos soldados e hoje é visto como uma prática automobilística.

Já os caminhões off-road são conhecidos pela capacidade de transportar cargas em qualquer terreno, especialmente em grande porte (existem caminhões capazes de transportar até 150 toneladas de carga)! Os veículos conseguem cumprir tarefas mais difíceis em áreas remotas, como terrenos severos, locais sem estradas e até percursos com trilhas. A tração nas quatro rodas e as características de direção rápida são grandes diferenciais.

Onde estão os caminhões off road

– Segmento Canavieiro 

– Locais de frio extremo

– Locais muito secos – sertões ou desertos

– Setores de mineração

– Setores agrícolas

– Indústrias madereiras

– Bombeiros / Militares

As trações dos veículos variam, sendo os mais comuns 4×4, 6×4, 6×6, 8×6 e 8×8, mudando de acordo com a necessidade, mas a característica presente em todos é o visual: geralmente robusto e com aspecto resistente. 

Para os caminhões off-road comerciais o abastecimento por diesel é o mais comum, então se a sua frota está equipada com veículos deste tipo, entende a necessidade de verificar o consumo constante de combustível, certo?

O Consumo de Diesel no Off-road

A robustez e potência dos caminhões off-road demandam também um consumo maior de combustível, por isso, os motores híbridos, tradicionais em veículos de grande capacidade, são boas opções na redução de custos. Os motores diesel-elétricos, porém, demandam cuidados especiais, principalmente com a geração de calor. 

Aqui no Brasil esse tipo de motor é conhecido por trazer mais produtividade e por ter vantagens operacionais e de manutenção. De forma bem resumida, o motor a diesel fornece a potência para girar o alternador de tração principal do equipamento, enquanto o alternador fornece a energia necessária para as rodas com motor elétrico. 

Você, como gestor de frota, pode e deve propor alternativas ao consumo alto de combustível em seus caminhões, porém, se os veículos gerenciados off-road são totalmente a diesel, é necessário um estudo de caso para verificar os custos e avaliar quais são as possibilidades dentro do seu negócio.

Uma alternativa eficaz e de custos menores em comparação à adaptação dos motores é o controle automatizado de abastecimento com sistemas como o CTA Smart. 

O CTA Smart automatiza e otimiza a gestão de abastecimentos da sua frota, fornecendo informações precisas para a sua tomada de decisão. A saída de combustível do seu tanque e bomba é registrada com precisão e você pode conferir todos os dados online de qualquer lugar. 

Você consegue, por exemplo, controlar individualmente cada veículo e motorista, tendo acesso ao monitoramento de estoque do tanque e previsão de próximos carregamentos, tudo isso com assertividade e evitando erros humanos muito comuns, como anotações imprecisas e até possíveis negligências, suscetíveis por funcionários. 

Nossa solução ainda faz o registro online de data, hora, volume, bomba, veículo e frentista, sem esquecer de mensurar os quilômetros do horímetro, ou seja, traz mais confiança para você gerenciar o abastecimento e a saúde da sua frota. 

Conheça mais os nossos serviços e fale com a gente, mas fique atento: por causa do Coronavírus, nós da CTA Smart estamos operando em um formato preventivo e necessário. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos operando em home office, porém, normalmente pelos telefones abaixo:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99960 2647

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163.

marketing CTA SMART
Coo