Economizar combustível sempre foi uma das principais prioridades na gestão de frota. Agora em 2020, com todos os acontecimentos mundiais, diminuir os custos com abastecimento passou a ser uma meta essencial, já que estamos atravessando incertezas tanto comerciais quanto econômicas. 

São escolhas que o gestor precisa priorizar ainda mais: investir em treinamento ou cortar tudo o que é gasto? Demissão em massa ou redução de equipe? No caso do combustível, a tecnologia tem se mostrado uma aliada eficaz no controle de abastecimento e custos, e por isso, hoje vamos mostrar cinco tendências do mercado para você ficar de olho e repensar suas estratégias de economia:

#1 FlowBelow, o kit da moda

O FlowBelow é um aparato aerodinâmico para caminhões que vem fazendo grande sucesso nos Estados Unidos. São tantos adeptos que a própria Volvo Trucks começou a vender o kit de fábrica, chamado “FlowBelow Tractor Aerokit”.

Formado por um kit de coberturas de rodas e de carenagens, o FlowBelow foi projetado para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível. Além de dar um estilo ao veículo, a promessa de economia é um dos grandes atrativos. Funciona assim: o kit de capas cobre as rodas do caminhão, enquanto é instalada uma carenagem que fica no espaço entre as rodas e outra traseira, antes de chegar no implemento. As tampas são projetadas para minimizar a turbulência, e assim reduzir o fluxo de ar ao redor das rodas. 

Dessa forma, o ar que circula ao redor do caminhão em movimento é melhor gerenciado, controlando esse fluxo de ponta a ponta. 

De acordo com o presidente da marca FlowBelow Aero Inc., Josh Butler, o kit é eficaz em caminhões que viajam acima de 65 km/h porque reduz a resistência. Então, sem precisar de tanta potência para movimentar, acaba economizando combustível. A empresa afirma que por causa do FlowBelow, transportadoras norte-americanas já reduziram 2,23% de consumo de combustível. 

#2 Roteirização

O que antes era inovação, agora é obrigação. Roteirizar é o nível acima do planejamento de rota. Com ele é determinado o melhor itinerário com base nas condições de trânsito, das estradas utilizadas, da distância pedágio, restrições ao peso e altura dos veículos e mais.

Economiza combustível porque cria roteiros mais eficientes, ponderando os trajetos que vão otimizar o uso do combustível. Para roteirização, é recomendado fazer uma preparação com todos os itens a serem considerados, uma execução precisa e confiável – aí vai depender da relação com a equipe e do seu preparo – e avaliação, que é quando se avalia se de fato a trafegabilidade foi eficaz. 

Você como gestor de frota pode adaptar a Roteirização em sua rotina estratégica, podendo buscar a melhor opção para a sua empresa:

Automática – Utiliza um sistema de tecnologia para automatizar o trabalho de criação de roteiros. É uma boa opção caso você busque investir em soluções digitais eficientes, já que diminuem o índice de erros. 

Manual – É feita com base na localização através de mapas, onde você, Gestor, ou outro membro da equipe capacitado, faz a identificação do trajeto total utilizando ferramentas tecnológicas, como GPS, Google Maps, etc. 

Externa – Quando se chama uma empresa para fazer a roteirização sem gerenciamento de rotas por via interna. Dessa forma, o gestor de frota fica responsável por monitorar somente a equipe, principalmente, motoristas.

#3 – Diesel de qualidade

O barato sai caro não é só um ditado. O óleo diesel conta com fatores que podem prejudicar ou aumentar sua performance. Você como gestor de frota, que tem bomba própria: sabe a procedência do seu combustível? 

Averiguar a qualidade é fundamental para que os veículos não desperdicem combustível, por isso, vale sempre ficar atento a alguns fatores: o diesel deve estar limpo e isento de materiais ou partículas, como poeira, ferrugem, água, etc. Quanto mais resíduos os combustíveis possuírem, mais os motores da frota serão prejudicados, já que reduzem a vida útil dos filtros.

Avalie sempre seus fornecedores e periodicamente faça novas pesquisas de mercado, principalmente quanto houverem preços muito abaixo do padrão. O óleo diesel aditivado é também uma opção a ser considerada. Apesar do valor mais alto, a qualidade ajuda a economizar a quantidade.

#4 – Treinamento para uma Condução Econômica

Muitos gestores acreditam que motoristas devem ser treinados somente quando são contratados, mas na verdade, a ação deve ser constante. A necessidade de treinamento e a necessidade de manter uma política de treinamento ativa na empresa traz redução nos custos operacionais de imediato, redução de acidentes e também atua como estratégia de retenção dos profissionais.

Mas no que isso pode economizar especificamente o combustível? Quando falamos sobre treinamento em redução de consumo de combustível, falamos de uma condução inteligente e eficaz, e isso sempre economiza. A partir do treinamento vem uma diminuição dos consumos de óleo diesel,  que reflete também na vida útil dos veículos como um todo. 

A condução inteligente e eficaz parte do princípio de que o motorista deve prestar atenção a todos os componentes do veículo, dirigir com previsibilidade e com a máxima economia de combustível. Existem empresas capacitadoras específicas neste tipo de treinamento, o que pode ajudar e muito na sua gestão.

#5 – Gerenciamento inteligente de combustível

Controlar o consumo de cada veículo é uma tarefa difícil quando é feita manualmente. É praticamente impossível saber o quanto cada caminhão ou ônibus consome com eficácia, sem a chance de erros. 

Por isso, uma solução de gerenciamento inteligente de combustível é fator determinante para a sua economia. O CTA Smart faz esse serviço com controle por veículo e motorista, de forma individual.

O melhor é que você, gestor de frota, pode conferir o consumo de cada um através de relatórios online, gerados automaticamente para você ter mais segurança e confiabilidade. Você mesmo atribui quantos litros cada veículo/motorista pode abastecer, já que a solução é instalada diretamente na bomba de combustível.

Com o CTA Smart você realiza o controle de abastecimento de forma rápida e confiável: com segurança e a precisão dos dados, que são enviados em tempo real para o sistema. Pode visualizar quem você quiser e autorizar, assim como o abastecimento só será liberado para quem o gestor quiser. 

Ainda, se você quiser, pode personalizar o seu controle de abastecimento, acrescentando informações extras, disponíveis para empresas dos seguintes setores: transporte de cargas, florestal, mineração / construção civil e transporte de pessoas. Fale com a gente:

Por causa do Coronavírus, nós da CTA Smart também estamos operando em um formato preventivo e necessário. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos operando em home office, porém, normalmente pelos telefones abaixo:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99960 2647

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163

marketing CTA SMART
Coo