Caminhão e estrada são uma dupla perfeita. Infelizmente, estrada e  poeira, também. Quando gerenciamos frotas que transitam por diferentes rodovias, as condições de cada percurso precisam ser consideradas. Uma boa roteirização é essencial no processo de logística, mas nem sempre é possível evitar lugares que prejudiquem a saúde do veículo ou que possam trazer custos inesperados. 

Assim é com a sujeira acumulada nos sistemas do caminhão, o filtro de ar é um grande “acumulador” dessa sujeira. Os filtros são uma das partes mais importantes da mecânica de um caminhão. A manutenção correta dos componentes garante, além de maior vida útil ao motor, evitar alguns problemas, como:

– Entupimentos dos filtros;

– Entrada de poeira, terra, e outras partículas na câmara de combustão do motor;

– Aquecimento excessivo do motor.

O último item está ligado ao consumo de combustível, pois quanto mais aquecido o motor, mais o desempenho pode ser prejudicado, estimulando assim um maior gasto no combustível.

Limpar bem os filtros de ar traz inclusive segurança e economia. Porém, como gestor de frota você deve estar atento às condições de todos os veículos, e para cuidar do filtro, somente profissionais especializados devem fazer a manutenção. 

Utilizar um manômetro de pressão, que calcula o índice de pressão de um recipiente fechado, pode ser uma boa referência dentro da própria garagem.  Quando o manômetro analisa que existe até 40% de variação dos índices de pressão definidos pelo fabricante do motor, é sinal de alerta para trocar o filtro do ar. 

Como o filtro é o que ajuda a regular a entrada de ar para o combustível, a limpeza e troca periódica dele também vão fazer diferença final nos seus custos com abastecimento.

Cuidando e gerenciando o consumo

Além de cuidar da limpeza do filtro, existem outras maneiras de regular e diminuir o consumo de combustível em sua frota. Uma delas é o CTA Smart, solução inteligente que controla o abastecimento da sua frota por veículo e/ou motorista, de maneira eficaz e precisa. 

Você realiza o seu controle de abastecimento de combustível de forma rápida e inteligente. Funciona assim:

O CTA Smart é instalado em suas bombas de combustível ou caminhão comboio, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota.

Todos os dados são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos.

A partir disso, o CTA Smart gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ainda ser integrado com qualquer ERP, para você ter controle sobre todas as etapas da sua operação. Converse com a gente e descubra como ter mais inteligência e tecnologia no controle do abastecimento interno.

marketing CTA SMART
Coo