Monitorar e rastrear as cargas já virou rotina nas operações do gestor de frota. Para minimizar danos e possíveis avarias, porém, o gerenciamento de riscos hoje em dia vai além, com o fornecimento de informações mais eficientes para a operação logística. 

Existem diferentes formas de aprimorar as informações a respeito da frota, com veículos cada vez mais conectados e soluções tecnológicas logísticas de ponta. Gerenciar riscos já não é mais questão de segurança, é uma transformação digital que atende a todos os âmbitos da operação de carga.

Os sistemas de rastreamento hoje são quase como obrigação, e outras ferramentas vão ganhando espaço no gerenciamento de risco:

– Câmeras Embarcadas

Existem hoje sistemas que são integrados à telemetria do rastreador, com gravador digital de vídeos (DVR). Com essa solução é possível que o gestor de frotas receba alertas em caso de violações, além de streaming de vídeo com as imagens em tempo real. 

– Sensor de Direção Segura (SDS)

O sensor serve para observar comportamentos do motorista que estejam fora do padrão. Como exemplo, temos o uso de celular, sinais de fadiga e sonolência e distração. Quando estes comportamentos ocorrem, o gestor recebe um alerta indicando qual tipo de violação ocorreu.

– Telemetria

Já falamos dela aqui em um post (link para post). A telemetria define os limites operacionais, com controle de velocidade e limites, freadas bruscas, gestão do veículo parado com motor ligado, entre outros benefícios.

– Controle de Combustível

O gerenciamento de consumo de diesel é hoje um dos maiores gerenciadores de risco. Com ele, é possível prever custos e evitar fraudes e outros problemas. 

Quando se gerencia o abastecimento a economia aparece a curto prazo, mostrando que a inteligência tecnológica auxilia inclusive no orçamento. O CTA Smart, nosso sistema, mensura o seu abastecimento por veículo, mostrando o consumo e a durabilidade do tanque de cada um dos caminhões de sua frota. 

A partir de relatórios periódicos você estima o quanto cada veículo gasta em combustível, ajudando na consolidação de dados que podem apontar no gerenciamento de risco quais são os índices de poluentes de cada um, consumo estimado e custos. 

O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel. Conheça mais do CTA Smart e tenha em mãos a melhor ferramenta para gerenciar e diminuir riscos com o controle de abastecimento.

marketing CTA SMART
Coo