Grande conhecido dos profissionais de transporte, o basculamento é uma das operações mais importantes de um caminhão. Bascular nada mais é do que fazer com que a carroceria se levante para despejar uma carga em caminhões com essa funcionalidade. O procedimento deve ser executado com perfeição de forma a não ter falhas, uma das formas de evitar ocorrências graves é a de manter atos preventivos para certificação de não ter problemas. O basculante é o compartimento funcional para o transporte de cargas com sistema de movimento no sentido lateral ou traseiro, para o escoamento da carga. 

Fazer um checklist para se certificar de que não há nenhum risco é uma opção segura. Confira alguns itens necessários:

– Certifique-se da distribuição da carga

Observe se dentro da caçamba os materiais mais leves estão ao fundo da caçamba e os mais pesados estão na parte frontal. Isso facilita o basculamento, pois quanto mais uniforme a carga estiver distribui[ida, mas fácil a retirada.

– Atenção redobrada com a umidade da carga

Cargas úmidas podem prender-se na caçamba e saírem por inteiro ao mesmo tempo, o que pode danificar o carregamento. A dica é bascular aos poucos, sem desprender a carga de uma vez;

– Confira sempre os pesos máximos permitidos

Como gestor de frota, você precisa estar atento ao limite legal da carga transportada, pois caso seja excedido, o mesmo pode trazer multas, além de prejudicar a estabilidade do caminhão.

–  Vai bascular? A hora é de isolar

Treine bem seus motoristas e demais membros da equipe de transportes para que isolem a área em volta do caminhão no momento do basculamento. Cones ou faixas caso necessário são bons aliados. Lembre-se: ao bascular a caçamba, a altura pode chegar ao nível da rede elétrica, então cuide o isolamento aéreo também.

 – Observe as condições da temperatura e do local de descarga

Quando entregar a rota ao motorista, procure informar-se sobre as condições climáticas no local de entrega da carga. Quando o tempo está com ventos fortes, por exemplo, a resistência pode fazer com que o caminhão vire ou até mesmo se incline para trás. Outra causa de capotamento ou acidente é manter o caminhão estacionado em um aclive durante a descarga, portanto, trate de conferir antes se o local de recebimento está preparado e oriente sua equipe.

– Alinhamento está ok

A caçamba e o cavalo mecânico devem estar 100% alinhados para a operação de basculamento, para evitar que o canto da caçamba atinja o cavalo mecânico. Caso os caminhões de sua frotas não tenham alarme para avisar quando a caçamba está erguida, confira se ela estará recolhida antes de sair.

Bascular corretamente economiza

Fazer o basculamento de maneira adequada e correta é uma grande forma de manter a manutenção preventiva da sua frota em dia. Se você tem custos elevados com reparos ou consertos nas caçambas, talvez seja momento de retomar estes passos citados com os seus motoristas. Lembre a eles que com as operações em dia, a economia ocorre inclusive no consumo de combustível.

Para contar com um gerenciamento completo de abastecimento, tenha ao seu lado a tecnologia, como a solução CTA Smart, que controla o combustível de forma rápida e inteligente. O CTA Smart é instalado em suas bombas de combustível ou caminhões comboio, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota. Assim, todos os dados para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos. Você pode conferir o funcionamento do sistema neste vídeo:

Lembre-se, para realizar com segurança o basculamento da caçamba do caminhão, além de um equipamento hidráulico adequado e da qualidade, realize a manutenção mecânica rigorosa e tente atualizar sempre que possível o treinamento aos motoristas tanto para basculamento como para o consumo de combustível, assim, sua frota estará protegida e irá produzir mais e melhor. 

marketing CTA SMART
Coo