Desde o início do surto de Covid-19 no Brasil vem se discutindo novas regras, normas e formas de manter a produtividade e funcionamento de diferentes tipos de negócios. Basicamente, desde março deste ano, vimos o perfil se alterando conforme a confirmação de casos da doença, passando por trabalho remoto, demissões, desligamentos e reduções de custos.

Na gestão de frotas não foi exceção, e já comentamos sobre isto em diferentes conteúdos do nosso blog (A saúde do motorista em tempos de Covid-19 / Renegociar contratos: como fazer e quando). É tempo de aprendizado, de troca de ideias, e mais do que nunca, de estabelecer acordos que funcionem na sua gestão com o menor impacto possível.

Na Gestão de Frotas as questões de readaptação nos negócios também foi significativa. O mercado está em trânsito constante, e isso reflete nos serviços oferecidos. A Shift Mobilidade Corporativa, cliente CTA Smart, mobilizou pelo menos 20% de sua equipe para atender na modalidade de home-office (teletrabalho). 

Como a empresa atendia majoritariamente a região Sudeste, uma das mais atingidas pela pandemia, o impacto também precisou de uma distribuição de esforços na operação de outras localidades. A Gerente de Frota da Shift, Katia Gomes, conta as dificuldades de manter os negócios: “Nosso serviço teve uma queda de praticamente 100% no Estado de São Paulo. A nossa frota própria fazia até 300 serviços por dia. Hoje estamos fazendo um serviço diário somente”, relata. Ao mesmo tempo, a migração para outras localidades tem sido um caminho: “Fora de São Paulo já estamos começando a movimentar mais, principalmente nas cidades do Sul e Nordeste”, aponta a gerente.

A redução da equipe presencial também é uma das alternativas. No caso da Shift, operam diariamente na gestão de frota dois funcionários operacionais, dois motoristas e um mecânico, número bem inferior ao habitual, porém, nos outros setores da empresa os serviços seguem ativos via home-office, o que garante a possibilidade de novos negócios: “Estamos operando normalmente por e-mail e telefone, os poucos serviços que saem são atendidos desta maneira”, revela Katia Gomes.

Assim como as demais empresas, a Shift também cuida dos funcionários com o suporte à higienização: “Criamos protocolos de higiene, com máscaras, álcool em gel, luvas. Estamos dando uma atenção maior aos itens de higiene”, finaliza Gomes.

Economizar é essencial

Além de todos os cuidados com funcionários, recursos humanos e logísticas, é necessário também se preocupar com a saúde econômica da sua empresa no meio da pandemia. Por isso, a sua gestão de frota deve estar preparada para redução de custos de diferentes maneiras, uma delas, é o controle do abastecimento da sua frota. Conte com a CTA Smart, para assim como a Shift, gerenciar o consumo de combustível de cada veículo. Conheça mais os nossos serviços e fale com a gente, mas preste atenção: por causa do Coronavírus, nós da CTA Smart também estamos operando em um formato preventivo e necessário. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos operando em home office, porém, normalmente pelos telefones abaixo:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99327 2369

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163.

Sobre a Shift Mobilidade Corporativa

Com sede em São Paulo (SP) e filial em Campinas, a Shift faz transporte corporativo com os melhores serviços, unindo tecnologia e comprometimento, tanto com o trabalho quanto com o meio ambiente. A empresa possui frota própria diversificada, atendimento 24 horas por dia, abrangência nacional e internacional, sistemas de última geração e unidades em Campinas e Atibaia. Saiba mais sobre a Shift pelos telefones (11) 2039-1139 / (11) 94882-1000 ou no site www.shiftmc.com.br

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