Caminhões autônomos já não estão mais em um futuro distante. Ao menos na China, 5 mil caminhões do tipo já rodam nas estradas. No final de 2020, ao inserir os caminhões da startup TuSimple no período de testes, nenhum acidente foi registrado após rodar 45 mil quilômetros no total.

O transporte de cargas assim, parece estar se direcionando para mais autonomia e lucratividade. De acordo com a TuSimple, 5 mil caminhões operam em rotas específicas no país asiático. Inicialmente estão sendo transportadas cargas apenas de contêineres de fábricas locais, algo que deve ser modificado com o passar dos meses.

Agora, com tudo pronto, esses caminhões vão circular sem a presença de qualquer ser humano e farão paradas apenas para reabastecimento, algo que pode ajudar no escoamento da produção de diversos insumos na China.

Agora, nos Estados Unidos, com a primeira rede autônoma de cargas, intitulada Autonomous Freight Network (AFN), o sistema opera em sete rotas no país. O sistema é composto por caminhões autônomos, rotas mapeadas digitalmente e terminais em locais estratégicos. Tudo é controlado por meio do aplicativo de monitoramento TuSimple Connect. O conjunto compõe a tecnologia chamada L4, tornando a operação mais segura e eficiente.

Após a implementação chinesa, os EUA funcionam como mercado-piloto para a companhia. Após a conclusão da implantação de todas as fases, os próximos passos são replicar a estratégia em países da Europa e Ásia. 

Economizar combustível é uma das metas da automatização

Além dos caminhões autônomos tornarem a operação de transporte mais segura, um dos focos é o aumento da eficiência, principalmente na redução do consumo de combustível. Um estudo elaborado pela startup com base nos primeiros testes mostra que a tecnologia autônoma pode gerar 10% de economia em relação aos caminhões tradicionais.

Se a automatização dos veículos causa essa economia no combustível, imagine com soluções de gerenciamento e controle de abastecimento interligadas. É a proposta da Link2Pump, braço internacional da CTA Smart, que opera em solo norte-americano dando uma visão de consumo de combustível mais clara e essencial na tomada de decisões estratégicas.

Se você tem interesse em frotas autônomas para economizar combustível e outros custos operacionais nos EUA, faça seu orçamento também com a Link 2 Pump para ainda mais eficiência em sua gestão de diesel.

Sobre o Grupo CTA Link 2 Pump

Após mais de 10 anos fornecendo nossa solução – CTA Smart – crescemos para atender clientes em toda a América do Norte, Central e do Sul. Nosso objetivo é prestar excelência no gerenciamento de combustível em nível mundial, ajudando empresas de todos os portes a economizar tempo e dinheiro com a gestão de consumo de diesel. Saiba mais em nosso site http://ctasmart.com.br ou em http://link2pump.com

marketing CTA SMART
Coo