Dentre os muitos cuidados que você, gestor de frota, deve ter com os veículos que gerencia, um deles é a lubrificação automotiva. Periodicamente o nível de óleo deve ser verificado nas manutenções preventivas na garagem de sua empresa, mas além disso, existem muitos outros cuidados essenciais que podem fazer você inclusive economizar combustível, sabia?

Ao contrário do que muita gente pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços indicadores, e não somente no superior, mas fique atento: quando o óleo fica acima do máximo da vareta o aumento de pressão no cárter pode trazer vazamentos e até ruptura de bielas. 

Claro que esse é apenas mais um dos cuidados básicos que você e sua equipe técnica precisam ter. Muitas vezes, a frota pode estar na estrada e surgir a necessidade de completar o nível de óleo fora da garagem. Por isso, com planejamento adequado você pode evitar transtornos inesperados, mas é importante que os motoristas também saibam como agir em caso de necessidade. Pensando assim, vale a pena treinar sua equipe sempre em todos os aspectos, incluindo a lubrificação automotiva. Confira alguns pontos a serem discutidos:

  • Coloração do óleo

Os óleos lubrificantes são formulados com básicos e aditivos, e por isso, a cor final vai depender da cor de cada um dos elementos utilizados na formulação, mas não existe qualquer influência da coloração no desempenho ou na função de cada óleo. Inclusive, o óleo mais claro pode ter aspecto mais viscoso do que um escuro e vice-versa.

  • Precisa medir? Espere!

É verdade que o motor deve estar quente no momento de trocar o óleo, mas para medir é importante que se espere pelo menos cinco minutos após o motor ter sido desligado. Essa espera é essencial para que o óleo desça das partes mais altas do motor para o cárter, para que aí sim, se tenha a medida real do volume.

  • O que tem no óleo?

Assim como é importante lubrificar bem seu motor diesel, é também importante entender do que o óleo é composto. Determinados aditivos são imprescindíveis para garantir máxima performance, portanto, fique atento à composição, que deve ter: anticorrosivos, antioxidantes, antiespumantes, detergentes, melhoradores de viscosidade e antidesgastantes.

Os óleos ainda podem se dividir em três categorias: sintéticos, minerais e semissintéticos. O ideal é observar o recomendado pelo fabricante, mas o óleos minerais são os mais indicados em geral. 

E o que o óleo lubrificante tem a ver com óleo diesel?

É aí que está, o óleo que lubrifica o motor pode inclusive auxiliar na redução do consumo de combustível! Dependendo da temperatura que fica, quanto mais quente, mais “afinado” e quanto mais frio ficar, mais “grosso” ele ficará. Isso é devido à viscosidade do lubrificante, já que dela depende o escoamento do líquido.

Para entender melhor, pense o seguinte: se utilizar um óleo de viscosidade maior, além da indicada, mais esforço seu motor vai fazer para que o óleo alcance todas as partes que precisam de lubrificação. Essa exigência do motor acarreta em um aumento no consumo de combustível, e o pior, reduzindo a vida útil do motor por conta do mal funcionamento na lubrificação. 

Ao mesmo tempo, não busque resolver a situação com um óleo mais fino para reduzir esforços do motor, porque não é assim que vai funcionar. Com viscosidade inferior à recomendada pelo fabricante pode levar à falta de lubrificação nas partes altas do motor. 

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