O mês ainda segue com a campanha Maio Amarelo, trazendo a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito. Com o tema “Respeito e Responsabilidade no Trânsito”, o objetivo é chamar a atenção sobre atitudes como a intolerância, e como elas refletem nas atitudes das pessoas que estão dirigindo.

Para os profissionais que atuam diretamente com transportes e logística, a temática deve ser aplicada sempre. Trazer mais consciência e responsabilidade, é essencial para o respeito às regras e sinalizações.

O gestor de frota também tem o poder de organizar sua equipe nesse sentido, buscando iniciativas que se adaptem aos seus motoristas, buscando efetividade na segurança tanto das cargas, como dos funcionários.

Confira algumas ações que podem ser aplicadas hoje mesmo na sua gestão de frota para aderir ao Maio Amarelo. Algumas já citamos em outro post:

 

  • Controle de rotas

 

Quando você tem controle sobre o itinerário dos motoristas e seus veículos, pode se assegurar que o tempo, a entrega e a segurança sejam mantidos. Com isso, a jornada de cada um é respeitada, assim como os períodos de pausa e descanso. É bom sempre lembrar que trabalhar no trânsito exige atenção e responsabilidade constantes, e que seus motoristas devem seguir as leis e regulamentações estabelecidas. Ao controlar a rotina, você também estabelece o tempo necessário e verifica se os prazos estão sendo cumpridos. Por exemplo, quando o motorista utilizar de alta velocidade, você pode ter esse ponto de alerta para orientar sobre a segurança no trânsito, exigindo prudência.

 

  • Controle de exames físicos e mentais dos motoristas

 

Saúde é essencial, principalmente em tempos como os que estamos vivendo. O estresse e o cansaço atingem muitos brasileiros, especialmente os que estão na linha de frente com suas profissões. Por isso, é importante que sua equipe seja submetida regularmente a exames de aptidão física e mental para o prosseguimento do desempenho de suas funções. Quando falamos em saúde, estamos falando de ausência de doenças graves, distúrbios e outros problemas que podem acometer a qualquer um de nós. Para motoristas, as aptidões devem ser o mais saudáveis possíveis, pois lidar com a estrada pode ser estressante e gerar uma grande carga de nervosismo, provocando acidentes. Sempre saiba como está a sua equipe para entender como agir em caso de necessidade.

 

  • Controle de Legislações e Regulamentos

 

O país está passando por adaptações nas legislações de trânsito. Seja no Código Brasileiro de Trânsito ou em normas estabelecidas por medidas provisórias, é preciso estar atento às mudanças de leis e direcionamentos legislativos. As multas estão mais brandas, e isso é uma nova realidade, mas também exigem mais controle do gestor no sentido de permissão para como a direção de sua equipe deve atuar. Esteja sempre de olho em novas alterações, e oriente os motoristas sempre que surgir a necessidade. Assim, vocês evitam infrações e trabalham juntos por um trânsito mais seguro.

A CTA apoia o Maio Amarelo e é a favor da conscientização no trânsito em qualquer situação. Acompanhe nosso conteúdo também pelas redes sociais e ajude também a transformar o Respeito e Responsabilidade no Trânsito, mais do que um tema de campanha, em uma realidade nas estradas!

marketing CTA SMART
Coo