Escolher terceirizar a manutenção da frota ou mantê-la dentro da empresa nem sempre é uma decisão fácil. O fato é que, as exigências e mudanças do mercado fazem com que a frota esteja sempre disponível e pronta para atender a todas as demandas. Nem sempre dentro da gestão de frota interna é possível fazer e organizar a manutenção destes veículos, por isso, é preciso comparar custos e estimar qual a melhor forma para evitar falhas mecânicas em caminhões.

Para entender a necessidade da sua frota, não tem solução mágica, é preciso verificar qual a situação da sua empresa e de seus veículos para otimizar os custos. Manter uma oficina própria ou terceirizar?

Primeiro, isso depende de quais veículos compõem a sua frota. Em modelos de caminhões e carros mais antigos, talvez a melhor solução seja disponibilizar de mecânicos e equipamentos dentro da empresa, por conta da eficiência e agilidade em resolver.

Já se a sua frota foi renovada recentemente (o que por si já traz custos altos para a empresa), talvez terceirizar seja a opção mais correta, já que as chances de ter problemas mecânicos nos caminhões são menores. Neste caso, vale a pena fazer um levantamento de todas as necessidades, e poder fazer até acordos com diferentes tipos de especializadas em manutenções, como a parte mecânica, a parte elétrica e a borracharia. 

Considere os seguintes fatores para avaliar se é necessária uma manutenção própria:

  • Tamanho da frota
  • Idade da frota
  • Custos estimados de manutenção preventiva
  • Custos estimados na troca de óleos e filtros
  • Marcas dos veículos das frotas (quantos tipos existem na garagem)
  • Custos com estoques de peças
  • Quanto você gasta em mão-de-obra e capacitação

Além disso, o controle total sobre a frota também faz muita diferença. Com manutenção própria você decide os horários de cada reparo e quanto tempo cada veículo pode ficar parado. 

Enquanto você avalia se terceiriza ou não sua gestão com manutenção, que tal considerar a sua gestão de abastecimento?

Com o CTA Smart você tem em sua própria garagem o controle total dos custos e quantidades de combustível que cada veículo consome, com segurança e alta eficácia.

Nossa solução é instalada diretamente em sua bomba, o que permite maior autonomia na emissão de relatórios e percepção de dados pertinentes. Além disso, você define previamente a quantidade de diesel utilizada por cada caminhão e/ou motorista, podendo emitir relatórios periódicos de acordo com suas necessidades. Não perca tempo, faça já o seu orçamento com a gente, clique aqui, e com certeza teremos a melhor solução em gestão de abastecimento para a sua gestão de frota ser ainda mais eficaz!

marketing CTA SMART
Coo