A Medida Provisória de nº 1050, que muda a tolerância para a pesagem de caminhões foi aprovada na Câmara dos Deputados. Com isso, o Código de Trânsito Brasileiro teve novas alterações, nas Leis nº 7.408/1985 e 9.503/1997. 

As mudanças na lei trazem pontos de atenção a gestores de frota que fazem serviços de logística e transporte de cargas em solo brasileiro, considerando que agora: 

– Fim da tolerância de peso por eixo para os veículos com peso bruto total igual ou inferior a 50 toneladas, desde que, sejam respeitadas a tolerância de 5% sobre os limites do peso brutal total, além do limite técnico por eixo que é definido pelo fabricante. Neste caso, o caminhão mais o reboque têm tolerância fixada nos 5% citados. 

– Para os veículos com peso bruto total superior a 50 toneladas amplia-se para 12,5% a tolerância de excesso de peso por eixo, que antes era de 10%.

Após a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. Ainda assim, a regulamentação sobre o tema começa somente a partir do encerramento do prazo de vigência da lei, até 30 de setembro de 2022.

 

Para ficar atento

Apesar da tolerância estendida, é preciso ficar de olho aberto no consumo de combustível. Veículos com mais carga consomem mais, e por isso, é essencial contar com uma gestão de abastecimento eficaz, com o CTA Smart.

Nossa solução realiza a gestão de abastecimento de combustível com todos os dados da sua frota, que são enviados em tempo real para o sistema. Você tem o controle por motorista/veículo, controle de estoque do tanque e de novos carregamentos. Isso elimina erros de anotações e disponibiliza médias de abastecimento por período e por veículo, garantindo mais segurança e confiabilidade na tomada de decisões.

Com o CTA Smart você sabe a hora e o momento exato em que o motorista está autorizado a requisitar o abastecimento. Mede e libera a quantidade de combustível necessária e consegue estimar o período de cada rota a partir do consumo. É uma solução que agrega e traz economia com rapidez e qualidade no fluxo de informações, trazendo para você a segurança de que cada ponto do diário de bordo será confirmado a partir da gestão do abastecimento. 

Se você ainda preferir, o CTA Smart é facilmente integrado a outros softwares de gestão, possibilitando que você enxergue todo o fluxo e andamento da sua frota. Converse com a gente, faça o seu orçamento, e tenha mais garantia no controle da jornada do motorista e na gestão de abastecimento.

marketing CTA SMART
Coo