Conforme o previsto, as distribuidoras de combustível no Brasil fecharam o primeiro semestre do ano com queda acumulada. A diminuição foi de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Porém, pelo segundo mês consecutivo, o volume demandado registrou crescimento de 5%, o que demonstra uma possível reagida do mercado.

De acordo com a Leggio Consultoria o mercado de diesel pode encolher 2,9% no segundo semestre, em um cenário de redução de casos da Covid-19 no Brasil. A boa notícia é que para o ano seguinte, o mercado tende a se normalizar. Para quem trabalha no setor de logística e transportes, o impacto também coloca em cheque processos de abastecimento.  

Fato é que a demanda por energia fica profundamente afetada, porque restringindo o fluxo de pessoas e mercadorias, a demanda dos combustíveis em transportes despenca, certo? Então as perspectivas para o mercado dependem realmente do impacto que vai sendo mensurado diariamente, ou de tempos em tempos. Para a normalização, prevista em 2021, é importante saber como a retomada das atividades econômicas pode influenciar no gerenciamento de combustível.

Como cuidar do estoque

Enquanto o cenário permanece instável, controlar o que já se tem é uma opção para ter uma redução dos efeitos do isolamento na demanda por combustíveis.  Em tempos de medidas de distanciamento social, a busca por preços mais baratos aumenta, e o mesmo raciocínio deve ser aplicado quando falamos em abastecimento. Sendo assim, se você é gestor de frota e trabalha diretamente com esse tipo de demanda, deve estar atento ao máximo de economia possível:

– Reduza o número de veículos da sua frota circulando: com a diminuição de serviços prestados, tente centralizar as viagens em menor número de caminhões/ônibus. Isso otimiza o uso do combustível no tanque.

– Faça a manutenção dos veículos com mais regularidade: fazer a verificação com manutenção preventiva é ainda mais essencial neste momento. Toda economia é boa, então leve isso como uma regra para a sua frota.

– Lembre-se da educação no trânsito: reciclagem de leis e regras da sua empresa são muito importantes para orientar a equipe, principalmente aos motoristas. Provavelmente seu time está reduzido neste período, então priorize os funcionários com o menor número de infrações cometidas, aqueles mais experientes que já conhecem bem as rotas.

–  Racione combustível: racionar não significa que você irá privar suas entregas e cargas, somente que irá priorizar diferentes caminhos. Fazer trajetos similares para diferentes clientes, planejar as rotas com otimização, tudo isso faz parte do racionamento. Usar menos é usar com inteligência.

Tenha a tecnologia ao seu favor

O barato sai caro e o oposto também acontece. Às vezes consideramos que investimentos em tecnologia podem onerar no orçamento – já bastante prejudicado pela economia. Esse quadro é revertido quando consideramos que é justamente a informatização de sistemas que pode trazer mais economia ao seu consumo de combustível. 

O CTA Smart é uma solução que faz o gerenciamento do seu combustível de maneira inteligente, controlando o estoque na sua bomba e determinando de acordo com as suas diretrizes quais são as quantidades disponibilizadas de diesel para cada caminhão e/ou motorista. 

Com o nosso sistema você pode mensurar quanto cada veículo consome e assim propor alternativas, caso seja necessário. Além disso, com a emissão de relatórios periódicos, é possível controlar a performance de consumo dos motoristas de acordo com os trajetos. 

Ter um sistema confiável ajuda na economia. Instalamos nossa solução em suas bombas de combustível, o que garante a segurança e a precisão dos dados, que são enviados em tempo real para o sistema. Pode visualizar quem você quiser e autorizar, assim como o abastecimento só será liberado para quem o gestor quiser. 

Em tempos de trabalho remoto e com a diminuição da presença física nas empresas, o CTA Smart também é um facilitador, já que você tem acesso remoto de qualquer lugar que quiser.  Além de disponível online, nossa solução elimina o risco de erros em anotações manuais e também disponibiliza médias de abastecimento no período que você quiser e selecionar. 

Fale com a gente para conhecer melhor como a sua economia de combustível pode começar agora! Estamos operando em um formato preventivo e necessário em função da pandemia, então estamos operando em home office, porém, normalmente pelos telefones abaixo:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99960 2647

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163

marketing CTA SMART
Coo