A sua frota já fez a inspeção veicular diesel? A medida, parte do Plano de Controle de Poluição Veicular, é integrante da Política Nacional do Meio Ambiente, e tem como objetivo medir o controle da qualidade do ar e a redução da poluição atmosférica veicular.

Anualmente o governo faz essa vistoria para verificar a emissão de gases poluentes emitidos pelo escapamento. Toda a frota com veículos a diesel deve ser inspecionada, salvo algumas exceções. A vistoria é feita no Detran da sua região ou em empresas terceirizadas, contratadas pelo governo.

Como funciona

São realizados testes em diferentes etapas: pré-inspeção, inspeção visual, medição de gases e inspeção de ruídos. Geralmente ocorrem os testes no pátio do Detran, sendo verificados os seguintes itens:

Pré-inspeção:

– Verificação do sistema de aceleração, buscando possíveis modificações. 

– Possíveis vazamentos (água e combustível);

– Volume da emissão de fumaça (se for excessiva e nas cores preta ou branco-azulada);

Inspeção visual:

– Verificação dos itens de controle de emissões;

– Adulterações dos veículos que aumentem as emissões;

– Conexões elétricas, fixações e mangueiras irregulares;

– Ausência de itens essenciais como tampas de reservatórios.

Medição de Gases e Opacidade

Opacidade e ruído em veículos a diesel é a presença de fumaça escura e potência dos ruídos que o veículo vai emitir. A medição de Gases e Opacidade verifica o dispositivo destinado ao controle da emissão dos gases poluentes. 

– Medição de Gases com o Opacímetro (instrumento que avalia a quantidade de fumaça emitida por metro). Essa fumaça pode ser de diferentes níveis, atendendo até a cinco diferentes padrões de enegrecimento, sendo tolerado no máximo até 40% pela legislação vigente. 

Inspeção de Ruídos

Aqui a situação é mais simples e corriqueira: o veículo é acelerado até a rotação máxima e desacelerado para a condição de marcha lenta. Então, durante a atividade, verifica-se a existência de níveis anormais de ruídos.

Prepare-se para a inspeção

Uma forma de preparar-se para a inspeção como gestor de frota é cuidar o calendário de manutenções preventivas e preditivas dos veículos. Se a sua frota não será renovada, fique atento ao aproveitamento de combustível e otimização de consumo por cada um dos caminhões ou ônibus. 

Uma forma de verificar isso é mensurar quanto cada veículo consome. O CTA Smart mensura o seu sistema de abastecimento por veículo, mostrando o consumo e a durabilidade do tanque de cada um. A partir de relatórios periódicos você estima o quanto cada caminhão da sua frota gasta em combustível, ajudando na consolidação de dados que podem apontar no gerenciamento da frota os índices de poluentes de cada um.

Nosso sistema gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel. Faça um orçamento com a gente hoje mesmo.

marketing CTA SMART
Coo