Você já ouviu falar em logística verde? O termo é usado para designar modelos de gestão que sejam sustentáveis. Tudo para reduzir o dano ambiental provocado em cadeias produtivas a partir de ações que envolvam a redução de resíduos e a emissão de poluentes.

Como funciona?

A área de logística pode ser mais sustentável na redução de impactos ambientais provocados pelo processo produtivo. Nisso, falamos também dos custos ambientais, como por exemplo:

– poluição do ar, solo ou água;

– resíduos sólidos;

– mudanças no clima;

– barulhos e tremores. 

Como a sua empresa pode ter uma logística verde

Ações como reciclagem, reaproveitamento de embalagens e remanufatura dos produtos são eficazes e podem contar com a participação de todos os funcionários, engajando ainda mais a política sustentável.

Em veículos de transporte de carga, um dos pontos mais importantes da logística verde é a manutenção preventiva de ônibus e caminhões, pois ao trocar ou consertar um item do veículo que apresente defeitos, evitamos o desperdício e podemos ter outras fontes de economia, inclusive no consumo de combustível. 

A logística verde também promove a redução das emissões de gases do efeito estufa e a contaminação do solo e da água por ingredientes nocivos. Na parte da cadeia produtiva, alternativas e diferentes etapas podem ser aplicadas pelo gestor: 

– Carga e descarga verde: para diminuir o desperdício de materiais a partir de investimento em tecnologias no meio de produção;

– Transporte verde: transportes de curtas distâncias e meios de transporte que emitam menos gases do efeito estufa e demandam menos energia;

– Distribuição urbana verde: considerando o deslocamento e a produção de resíduos;

Ainda, na Gestão da Informação Verde cabe ao gestor compilar e organizar todas as informações do processo produtivo, a fim de evitar desperdícios e aumentar a eficiência do processo.

Para saber mais do tema: O livro Administração Verde: O caminho sem volta da Sustentabilidade Ambiental nas Organizações traz mais informações sobre logística verde e ações sustentáveis em geral dentro das empresas. Você pode conferir a leitura clicando aqui.