Operando máquinas pesadas: 7 dicas e cuidados para evitar acidentes

Quando falamos sobre redução de acidentes no trabalho, é preciso destacar que as empresas e operadores de máquinas pesadas precisam seguir normas de segurança específicas para evitar que os trabalhadores corram riscos.

Antes de tudo, é preciso entender que cada máquina pesada tem a sua particularidade e uma Norma Regulamentadora (NR) com regras que devem ser adotadas para o manuseio correto e medidas que garantam a segurança do operador.

Durante a utilização de máquinas pesadas acidentes podem acontecer. Dessa forma, é necessário bastante cautela e seguir as boas práticas de manuseio para evitar prejuízos financeiros e principalmente garantir a segurança do colaborador.

Um bom gestor de frotas se preocupa não somente com a gestão de combustível da empresa, mas também com a segurança daqueles que fazem parte da sua equipe.

Preparamos esse artigo com 7 dicas que vão ajudar a evitar acidentes e preservar a segurança do operador de máquinas pesadas. Boa leitura.

Qual a importância de ter cuidado com a operação de máquinas pesadas?

Gestores de frotas precisam adotar medidas para garantir a segurança dos seus funcionários, além de outras responsabilidades e dentre eles está o cuidado na operação de máquinas pesadas. Nesse caso, é muita importância ter atenção a alguns pontos para prevenir acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores.

Máquinas Pesadas: 7 dicas e cuidados para evitar acidentes.

1 – Utilize corretamente os EPIs

É de extrema importância utilizar os EPIs (equipamentos de proteção individual) para evitar acidentes.

Eles foram desenvolvidos justamente para proteger as pessoas contra acidentes e tornar o ambiente mais seguro, minimizando riscos no ambiente de trabalho.

Existem EPIs próprios para cada tipo de operação e máquinas pesadas, por isso, é preciso conferir as NR dos fabricantes, ler as instruções de uso e verificar as condições dos equipamentos para saber se estão danificados.

Entre os EPIs mais comuns temos:

  • Luvas de proteção;
  • Óculos de segurança;
  • Capacete;
  • Protetores auriculares e abafadores de ruídos;
  • Botas próprias para o ambiente de trabalho.

2 – Ao operar máquinas pesadas, tome cuidado com os pontos cegos

É necessário que os operadores de máquinas pesadas estejam atentos ao redor do ambiente, principalmente nos pontos cegos. Caso seja necessário, devem descer do equipamento para observar a região.

Acidentes podem acontecer tanto com o operador quanto com as pessoas que estão ao seu redor.

Quando a visão for limitada, o operador deve manter um observador para auxiliá-lo e orientá-lo a cada movimento.

Além disso, é importante garantir que todos ao redor estejam utilizando seus EPIs para que fiquem em segurança.

3 – Verifique e respeite a capacidade máxima de cada máquina pesada

Ao longo do dia o operador pode manusear diversas máquinas pesadas, por isso é importante se atentar para os diferentes limites de carga dos equipamentos.

De acordo com o modelo e o tipo de carga manuseada, o limite da capacidade de transporte vai mudar de forma significativa.

Caso esteja transportando um limite de peso maior do que o recomendado, realize mais de uma viagem para concluir o processo. Se a carga não for a adequada para a máquina, não realize o transporte, faça somente com o equipamento correto.

4 – Realize a inspeção diária nos equipamentos

Antes de transportar a carga com a máquina, verifique se elas estão seguras, em boas condições e dentro do limite da capacidade permitida para transporte.

A inspeção deve ser feita diariamente, dependendo da situação até mesmo mais de uma vez ao dia.

Esse processo ajuda na detecção do desgaste dos equipamentos que podem ocasionar em falhas e acidentes.

5 – Não utilize máquinas pesadas para funções diferentes das que foram projetadas

Para evitar acidentes, as máquinas não devem ser utilizadas para desvio de suas funções originais.

Não é indicado ter caronas para pessoas em caçambas, conchas ou lugares que são exclusivamente para o transporte de cargas.

Além disso, se o equipamento foi projetado para transportar cargas com características específicas, não se utiliza transportando materiais diferentes.

Por exemplo, carregar uma carga não apropriada para o equipamento pode fazer com que ela caia e seja danificada ou atinja outra outra pessoa.

6 – Comunique-se com a equipe

Utilize equipamentos de comunicação e fale em tempo real com os colaboradores ao seu redor.

Através dos comunicadores combine os sinais entre os colaboradores, verifique o perímetro, condições do tempo e realize o transporte de cargas com segurança.

Mantendo uma distância segura, a comunicação pode ser feita com responsabilidade.

7 – Respeite seus limites

Operar máquinas pesadas requer um senso de responsabilidade com a segurança de todos no ambiente de trabalho, por isso caso não esteja em condições físicas ou emocionais adequadas não utilize o equipamento.

É importante se recuperar e estar totalmente focado na atividade quando for realizar o manuseio dos equipamentos. Dessa forma, evita-se acidentes e a produtividade será melhor.

Tenha prudência ao operar máquinas pesadas

Podemos concluir que para utilizar máquinas pesadas, é necessário acima de tudo uma boa dose de prudência. Destacamos que é necessário redobrar a atenção em alguns pontos, como por exemplo a utilização correta dos equipamentos de segurança (EPIs) para evitar lesões e danos à saúde dos trabalhadores, assim como a atenção aos pontos cegos para evitar acidentes com pessoas que estão ao redor. 

Além disso, a verificação da capacidade máxima de cada máquina e a realização de inspeções diárias são medidas importantes para garantir a integridade dos equipamentos e evitar falhas que podem resultar em acidentes.

Outro ponto a ser reforçado é que a utilização das máquinas pesadas apenas para suas funções originais, sem improvisações para que não ocorra acidentes e as máquinas não quebram, além disso, a comunicação com a equipe também é importante para evitar situações de risco. 

Por fim, o respeito aos limites individuais dos operadores é crucial para garantir que as máquinas sejam operadas com responsabilidade e segurança.

A CTA Smart tem a melhor solução para gestão de combustível de máquinas pesadas

Operar máquinas pesadas requer uma série de cuidados para evitar acidentes, mas além disso, durante a sua utilização o consumo de combustível é um fator de atenção para gestores de frotas.

Nesse sentido, para reduzir custos na sua frota de máquinas pesadas, é importante ter soluções inteligentes para realizar a gestão de combustível de forma responsável e prática.

A CTA Smart atua há 1 década no mercado com soluções para gestão de frotas de maneira inteligente e desenvolver a melhor automação de combustível do mercado, gerando economia para seus clientes por todo o Brasil e no exterior.

Quer ter o controle do consumo de cada gota que a sua frota utiliza na palma da mão em tempo real? Entre em contato com o nosso time comercial, temos a solução ideal para sua empresa realizar o gerenciamento de combustível.

Gostou do nosso conteúdo “Máquinas Pesadas: 7 dicas e cuidados para evitar acidentes” ? Acesse o nosso Instagram e fique por dentro deste e de outros artigos.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO