Final de ano é sempre momento de preparar o terreno para os próximos passos. Na Gestão de Frotas, o Planejamento Estratégico é tarefa essencial para prever custos, entradas, manutenções de forma  mais eficaz, e tudo isso trazendo melhorias para os negócios.

A primeira coisa a fazer é definir quais são os KPIs de sua gestão. Quais são seus pontos de atenção e foco para servirem de parâmetro? Como exemplo podemos listar: Manutenção Preventiva e Preditiva / Equipamentos / Pessoal / Consumo de Combustível.

 

Balanço do ano anterior

É preciso analisar o trabalho que já foi feito, organizando dados referentes à operação. A partir dessa análise é possível o gestor de frota avaliar quais foram os meses com melhor desempenho, com menores custos e também, quais foram os meses que trouxeram mais prejuízos. 

Se você tiver dificuldades em definir quais são as suas bases para dados, pense em situações reais, como tempo de veículos parados na sua frota. A partir daí você pode fazer o acompanhamento deste problema, assim como nos demais processos da sua gestão de frotas. 

Depois de analisar indicadores de 2021, entender quais os custos são necessários e quais podem ser repensados é o que vai auxiliar no processo da definição de metas. 

 

Encontre soluções para reduzir custos 

Após fazer o balanço do ano corrente, o gestor de frota irá perceber onde estão as maiores fontes de gastos. Na atual situação econômica em que vivemos, o consumo de combustível certamente está entre os maiores gastos.

Então, depois de detectar os problemas da operação, é hora de encontrar as soluções. E uma delas é o gerenciamento do consumo de combustível, que além de diminuir custos, pode trazer melhorias para os processos operacionais.

Você sabe o quanto a sua frota consumiu durante o ano? Quais os veículos que apontaram maior gasto, independente das distâncias percorridas? Considere fatores externos e internos,já que o combustível representa um dos maiores custos da frota, influenciando diretamente nas despesas e operações. 

Dentro do seu Planejamento Estratégico, conte com o CTA Smart para gerenciar quanto cada veículo ou motorista utiliza de combustível, liberando o abastecimento de acordo com a demanda de trabalho.

Com o CTA Smart você consegue realizar o controle de abastecimento da seguinte forma: instalamos nossa solução em sua(s) bomba(s) e você mesmo, de onde estiver, tem acesso aos dados de liberação para cada veículo ou motorista. Ainda, você exporta dados de consumo, planilhas que mensuram quanto cada caminhão gasta e quanto sua frota gasta no total.

É tempo de investir em tecnologias que auxiliem na sua gestão, para você poder focar em outros pontos do seu orçamento. Você pode fazer uma estimativa de consumo de combustível em cada veículo, comparar gastos em cada tipo de veículo e rotas, e assim fazer o seu planejamento de ação para diminuir ainda mais os custos com abastecimento. 

marketing CTA SMART
Coo