A condução de veículos automotores de carga é uma função que exige mais que habilitação. Sabemos que é uma profissão que envolve total atenção na estrada, nas rotas traçadas e em possíveis imprevistos que possam ocorrer. 

Com a regularização da profissão com a chamada Lei dos Motoristas, criada em 2012 e com alterações na lei 13.103/2015, é considerado como serviço efetivo o tempo todo em que o motorista esteja à disposição do empregador. A partir dessas leis as jornadas profissionais também tomaram novos rumos e assim foram criados mecanismos de controles para medir o tempo efetivo de estrada versus o tempo de trabalho. Estes mecanismos variam, e vão desde anotações em diários de bordo à soluções tecnológicas mais abrangentes, que verificam pontos de partida e chegada, intervalos, entre outros.

Para fazer um Controle da Jornada de Trabalho seguro, é preciso ir um pouco além da tecnologia. Avaliar os desempenhos é mais do que observar a integração de informações geradas pelos sistemas de software. É acompanhar, em tempo real, tempos de direção, espera e repouso, previstos pela lei e por regulamentações da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). 

A obrigatoriedade do controle

Entre as mudanças da legislação, a jornada de trabalho dos motoristas passou a ter especificidades como a classificação da jornada, como normal ou extraordinária. Neste quesito são avaliadas as horas de duração, período do dia dos trajetos, condições físicas dos motoristas, remunerações e flexibilidade/rigidez nos horários. 

Se é bom para os motoristas, é bom também para os gestores. A lei torna obrigatório o controle da jornada de trabalho dos motoristas, sem a permissão para acordos que fujam da legislação. O tacógrafo, antes utilizado para identificar os horários de locomoção, tornaram-se insuficientes neste controle. Como então fazer uma gestão eficaz da jornada dos motoristas?

É possível contar com mecanismos que facilitam na gestão deste controle. Ainda que a lei seja específica nas obrigatoriedades, não abrange a forma de controle destas jornadas, e existem maneiras eficazes de cumprir essa etapa. Um gestor de frotas pode supervisionar as jornadas manualmente ou com ferramentas digitais.

Caso você queira fazer um controle manual, é importante manter um diário de bordo atualizado, operado exclusivamente pelos motoristas, com anotações que o trabalhador faz durante todo o trajeto. É a garantia que a sua empresa e o funcionário têm de informar tudo o que aconteceu durante o período de trabalho.

Para isso, você como gestor precisa orientar sobre as anotações, que devem conter as paradas obrigatórias, o tempo de alimentação, o tempo de descanso e alguma ocorrência inédita, como acidentes ou possíveis falhas dos veículos da frota. 

Combinando estratégias para o controle 

Se você faz o controle com diário de bordo diretamente com seus motoristas, pode conferir a cada rota todos os dados inseridos e ajustar as jornadas conforme necessário, certo? É possível aprimorar ainda mais este recurso combinando com outra serventia muito grande, o controle da gestão de abastecimento da frota.

É isso que faz o CTA Smart: realiza a gestão de abastecimento de combustível com todos os dados da sua frota, que são enviados em tempo real para o sistema. Você tem o controle por motorista/veículo, controle de estoque do tanque e de novos carregamentos. Isso elimina erros de anotações e disponibiliza médias de abastecimento por período e por veículo, garantindo mais segurança e confiabilidade na tomada de decisões.

Com o CTA Smart você sabe a hora e o momento exato em que o motorista está autorizado a requisitar o abastecimento. Mede e libera a quantidade de combustível necessária e consegue estimar o período de cada rota a partir do consumo. É uma solução que agrega e traz economia com rapidez e qualidade no fluxo de informações, trazendo para você a segurança de que cada ponto do diário de bordo será confirmado a partir da gestão do abastecimento. 

Se você ainda preferir, o CTA Smart é facilmente integrado a outros softwares de gestão, possibilitando que você enxergue todo o fluxo e andamento da sua frota. Converse com a gente, faça o seu orçamento, e tenha mais garantia no controle da jornada do motorista e na gestão de abastecimento.

marketing CTA SMART
Coo