O final de ano está aí e você já deve ter estruturado boa parte do seu planejamento para pelo menos o primeiro semestre de 2020, certo? Se ainda não começou, o prazo é apertado mas está em tempo de acompanhar novas possibilidades e tendências: é tempo de reavaliar o desempenho da sua gestão de frota em 2019, o que funcionou bem e quais são os pontos de melhoria e atenção.

As mudanças econômicas, a alta do combustível e as instabilidades em alguns setores exigem que o seu controle de custos, manutenções, abastecimento e gestão de pessoas seja ainda mais eficaz. 

Você, como gestor de frota, sabe a importância de estruturas as ações que devem ser tomadas para otimizar seus resultados, e nós, do CTA Smart, vamos ajudar com algumas dicas e pontos-chave para auxiliar no seu orçamento de 2020, confira:

1) Acesso ao histórico do ano

Faça um diagnóstico do ano de 2019 e como a sua frota se comportou. Busque informações como o gasto total durante o ano em cada área, assim você poderá saber qual setor consumiu mais recursos. 

Calcule quanto você gastou com manutenção, principalmente as manutenções preditivas e corretivas. A partir daí você consegue estabelecer uma estimativa de custos para 2020, assim como estruturar ações para reduzir este quadro.

2) Analise a concorrência

Tente buscar dados sobre o mercado e concorrentes. Como gestor de frota, além de cuidar do seu negócio, você deve sempre reservar um tempo para acompanhar as novidades do setor como um todo. Assinar newsletters dos concorrentes é uma boa estratégia, assim como acompanhar o que acontece nas redes sociais de cada um. Assim, você pode tanto ter insights para a sua própria gestão como pode acompanhar o desempenho da concorrência para apostar em pontos de melhoria na sua empresa.

3) Defina metas e objetivos para 2020

Você, como gestor de frota, deve ter bem definidos os seus KPIs (sigla para Key Performance Indicator, em inglês). É uma fase fundamental em que você precisa trabalhar com objetivos que possa mensurar. Se você tiver dificuldades em definir quais são as suas bases para dados, pense em situações reais, como, tempo de veículos parados na sua frota. A partir daí você fazer o acompanhamento deste problema, assim como nos demais processos da sua gestão de frotas. 

4) Compare e estime seu custo com combustível

Você sabe o quanto a sua frota consumiu durante o ano? Quais os veículos que apontaram maior gasto, independente das distâncias percorridas? Com a instabilidade no preço do diesel, é essencial que você considere fatores externos e internos. O combustível representa um dos maiores custos da frota, influenciando diretamente nas despesas e operações. 

Aproveite o final de ano e invista em um sistema para gestão de combustível, como o CTA Smart. Com ele, você consegue realizar o controle de abastecimento. Instalamos nossa solução em sua(s) bomba(s) e você mesmo, de onde estiver, tem acesso aos dados de liberação para cada veículo ou motorista. Ainda, você exporta dados de consumo, planilhas que mensuram quanto cada caminhão gasta e quanto sua frota gasta no total.

É tempo de investir em tecnologias que auxiliem na sua gestão, para você poder focar em outros pontos do seu orçamento. Você pode fazer uma estimativa de consumo de combustível em cada veículo, comparar gastos em cada tipo de veículo e rotas, e assim fazer o seu planejamento de ação para diminuir ainda mais os custos com abastecimento. 

5) Reserve verba para capacitação de funcionários

Os recursos humanos também devem constar no seu orçamento de 2020. Treinar equipes é deixar funcionários seguros para realizar suas atividades, com engajamento e motivação. Temas como segurança, controle de manutenção, prevenção de acidentes, legislação de trânsito, cuidados com o transporte e documentos podem trazer uma grande economia na sua gestão de frotas.

Aproveite e atualize o cadastro dos seus motoristas, identificando cada condutor para saber como proceder em caso de multas ou transgressões de trânsito. Quando você tem o controle sobre tudo o que acontece com a sua frota e sua equipe, os resultados de planejamento aparecem a curto prazo, e seu orçamento é favorecido.

Curtiu as dicas? Então comece a planejar seu 2020 e conte com o CTA Smart para a gestão de abastecimento da sua frota e ter ótimos resultados para o ano que chega!

marketing CTA SMART
Coo