Quais as principais tendências para gestores de frotas? Saiba como otimizar resultados.

Bons gestores de frota estão sempre acompanhando as tendências tecnológicas para o setor, afinal, a transformação digital é uma realidade para empresas de diversos segmentos.

O surgimento de novas soluções para otimizar a gestão de combustível, melhorar o desempenho de frotas de caminhão, dar maior qualidade aos serviços e diminuir impactos ambientais segue a todo vapor.

Manter-se atualizado sobre as novidades tecnológicas serve como fator decisivo para empresas que desejam se destacar em meio a concorrência.

Preparamos esse artigo com as principais tendências para gestores de frota que buscam inovar e otimizar resultados.

Boa leitura.

Por que devo seguir as tendências na minha empresa de veículos?

O setor de transportes segue cada vez mais competitivo, com diversas empresas realizando serviços de fretes de cargas, passageiros ou atividades dentro do ramo de mineração.

De alguma forma, gestores de frotas precisam oferecer um diferencial para os seus clientes e isso só é possível através de uma estratégia de negócios bem elaborada e pautada na análise de dados precisos.

Sendo assim, é importante estar atento ao que o mercado segue como tendência e aplicar dentro das possibilidades, soluções que ajudem a sua empresa a desenvolver um trabalho ainda melhor. 

Confira a seguir algumas tendências para gestores de frotas.

1 – Boas práticas de ESG

Empresas de transporte estão cada vez mais alinhadas a práticas ESG (Environmental, social and Governance), preocupando-se assim com os impactos ambientais em decorrência da emissão de gases poluentes.

A busca por soluções sustentáveis tem sido um grande diferencial para empresas de ponta, pois acabam alinhando a tecnologia a favor do meio ambiente junto a softwares que otimizam os resultados.

A tecnologia surge como grande aliada dentro do setor de transportes, pois graças ao desenvolvimento de softwares personalizados, é possível ter hábitos mais saudáveis ao meio ambiente.

2 – Rastreamento e a Telemetria

Realizar o controle da sua frota de veículos é muito importante para evitar acidentes e reduzir o consumo de recursos, através de soluções inteligentes existe a possibilidade da realização de uma telemetria.

Com as informações de cada veículo em mãos, é possível saber exatamente o desempenho daquela máquina e se ela apresenta algum problema. 

Através do rastreamento e telemetria, gestores identificam a localização do veículo e avaliam como o motorista está conduzindo o caminhão, detectando também eventuais desgastes no equipamento.

3 – Computação de borda e a tecnologia 5G

Conforme a tecnologia avança, o 5G vai se popularizando ao redor do mundo. Recém chegado ao Brasil, a quinta geração de internet móvel consegue ter velocidades ultra rápidas e com baixa latência.

Através do 5G, gestores de frotas podem monitorar dados de qualquer dispositivo móvel enquanto se locomovem. Além disso, caminhões podem ser monitorados e se conectarem a sistemas em tempo real, promovendo assim, uma integração muito mais rápida e ágil para o controle de rotas e desempenho de componentes através da transmissão de dados.

4 – Softwares de Gestão de frotas

Gestores de frotas estão cada vez mais familiarizados com tecnologias de ponta, dessa forma, a implementação de softwares de gestão cresce a cada ano.

Hoje em dia, é impensável administrar uma frota de transportes sem o apoio de parceiros especializados em desenvolvimentos de aplicações com foco no setor.

Através de softwares como da CTA Smart, é possível acessar as informações de consumo e desempenho em tempo real, de forma segura em um ambiente na nuvem. Com análises mais precisas, gestores podem identificar gaps e aplicar soluções muito mais rapidamente, diminuindo assim o custo e otimizando resultados.

Como seguir as tendências para gestores de frotas? Fale com a CTA Smart

Obter melhores resultados dentro da sua frota de veículos requer estratégia e parcerias de sucesso para implementar novas tecnologias.

O primeiro passo para seguir as tendências que o setor de tecnologias viabiliza para o ramo de transportes é realizar uma análise técnica das necessidades que a sua empresa tem, assim como ter a capacidade de compreender o que isso significa.

Gestores de frotas que já iniciaram o processo de transformação digital dentro da sua empresa largam na frente dos seus concorrentes, pois estão alinhados com uma metodologia de trabalho guiada por resultados precisos via automação por software.

Fale com o nosso time comercial e veja como a sua empresa também pode dar um salto de qualidade ao implementar soluções inovadoras e que geram redução de custos. Estamos prontos para te ajudar!

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO