Quem se organiza melhor sai na frente. Essa é uma verdade, que dita muitas vezes ao longo da nossa vida, se aplica também quando falamos de gestão e administração de equipes, empresas e até mesmo frotas. É sobre isso que queremos falar hoje, da roteirização, que nada mais é que uma espécie de script para que você organize melhor os trajetos da sua frota.

Para o transporte de cargas, é necessário planejamento. Pensar no caminho mais adequado, considerar fatores como tráfego, distância, pedágios e status das estradas (de restrições de altura às condições do asfalto). Isso é roteirização, o planejamento das rotas que a sua frota vai utilizar.

Roteirização e Tecnologia

É este planejamento que auxilia a fazer entregas de forma mais eficiente, que hoje, existem de maneira automatizada. Você pode encontrar soluções em nossos parceiros, como a Praxio Tecnologia, que possui um ERP para Carga e Logística e é 100% integrável ao sistema da CTA Smart.

Estas soluções auxiliam em pontos-chave de todo o processo do transporte de cargas, como:

  • tipo de mercadoria e cuidados
  • trânsito e sua intensidade na frota selecionada
  • pedágios durante o trajeto
  • valores das cargas
  • infraestrutura e condições de saúde da frota 
  • condições da estrada e possíveis empecilhos (altura da frota X pontes, por exemplo)

A tecnologia veio para  auxiliar a definir e otimizar rotas, verificar tamanho de frotas e capacidades dos veículos e muito mais. A roteirização portanto, pode ser automatizada, mas ainda existem outros fatores essenciais para a sua gestão de frota ser eficiente em todos os sentidos, entre elas, o consumo de combustível. 

Consumo de Combustível e Economia

Controlar o consumo de combustível é um planejamento necessário na logística de toda a sua frota. A otimização do processo vai trazer ganhos que podem impactar diretamente no resultado da operação. A responsabilidade do gestor em reduzir custos vem de diversas frentes: a roteirização, o treinamento da equipe e a implementação de novos processos são algumas delas. Também inclui-se nestas etapas de otimização o consumo de combustível, que em casos de empresas com abastecimento próprio, precisa ter cuidado redobrado para não gerar custos além do orçamento.

Verificar o consumo médio de combustível das frotas é essencial, pois no fim é o que vai auxiliar a determinar o custo para a realização de cada serviço de transporte. Definir objetivos e estabelecer metas com a equipe é necessário, mas é ainda mais garantido que você conte com suporte tecnológico na hora de contabilizar o consumo de combustível, assim como no caso da roteirização. 

A CTA Smart faz o controle total do abastecimento da sua frota, verificando o consumo por motoristas, carros, e até equipes que você mesmo designar. A sua gestão é feita online, de onde você estiver, com acesso a relatórios, planilhas de consumo, estimativas e médias por período. Assim, você sabe direitinho onde e como o combustível está sendo utilizado e por qual período.

Nossa solução é instalada nas suas bombas, que ao abastecer, fazem o controle da quantidade disponibilizada. Assim que a bomba termina o seu serviço, você já pode verificar no sistema se deu tudo certo. É assim que você economiza e controla seus gastos e pode propor melhorias.

Lembre-se: quanto mais otimizada for a sua frota, melhor. Ao reduzir os custos operacionais você mantém uma boa margem de lucro e excelência na sua gestão. Conte com a CTA Smart nesse processo para a sua gestão de combustível.

marketing CTA SMART
Coo