Segurança nas estradas: dicas para viajar com segurança no final de ano

Viajar com segurança nas estradas deve ser sempre a prioridade de motoristas, com o final de ano o número de acidentes aumenta consideravelmente devido ao maior fluxo de automóveis.

Quando se fala em segurança nas estradas, alguns cuidados precisam ser tomados tanto para o transporte de passageiros, transporte de cargas quanto empresas de logística.

Dessa forma, tomar alguns cuidados básicos pode garantir uma viagem tranquila para os motoristas. Confira as principais dicas de segurança na estrada para o final de ano.

Boa leitura.

Manutenção do veículo

Antes de viajar é importante verificar se o veículo encontra-se em condições de pegar a estrada. Para isso, é importante realizar uma checagem completa antes de sair em viagem.

Pontos importantes para serem revisados são os freios, cinto de segurança, extintor de incêndio, motor, estepe e pneus.

O ideal é que esse processo seja feito por uma equipe qualificada ou em diretamente com um mecânico para obter segurança nas estradas.

Planejamento da rota de viagem

É importante que haja um planejamento da rota da viagem para aumentar a segurança nas estradas, estipulando o tempo e os pontos de parada, as condições climáticas e qual estrada vai pegar.

Através de um bom planejamento da viagem, é possível averiguar as condições daquela rodovia e entender se é realmente necessário pegar aquele caminho, optando sempre por uma rota segura e em boas condições.

Estude a rota, faça o acompanhamento em tempo real das condições climáticas, faça a medição do consumo de combustível utilizado e tenha mais segurança para viajar.

Não dirija com sono, descanse

Infelizmente um grande número de acidentes acontece devido ao cansaço dos motoristas, principalmente entre os que fazem longas viagens e não descansam tempo o suficiente.

Parte importante das regras básicas de segurança é justamente planejar a viagem e o trajeto a ser feito, respeitando as paradas no caminho para descansar.

Ao menor sinal de cansaço, pare o veículo ou se possível, troque a direção com outra pessoa habilitada. Respeite as horas mínimas de descanso antes de seguir uma longa viagem e ter mais segurança nas estradas.

Respeite o limite de velocidade

Por vezes o limite de velocidade não é respeitado, ainda mais quando se tem um caminho livre pela frente.

Contudo, quanto maior a velocidade, menor o tempo de resposta para eventuais contratempos e menor será a segurança nas estradas. 

Mesmo que a estrada esteja livre, algum buraco inesperado pode aparecer ou algum bicho surgir de repente, o que causaria um grave acidente.

Respeitar a sinalização e o limite de velocidade é obrigação do motorista e a quebra dessa regra além de pôr a vida das pessoas em risco, está sujeito a multa e perda de pontos da carteira.

Pratique a direção defensiva

A direção defensiva consiste na prática preventiva de acidentes de trânsito, dando prioridade na cautela e civilidade. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) instituiu, em 2005, definiu que a direção defensiva deveria obrigatoriamente fazer parte da sua carga horária.

Dessa forma, tenha sempre em mente que a precaução evita acidentes e desenvolve a cultura de um trânsito mais amigável e tranquilo.

Sua empresa de transportes precisa otimizar custos?

A segurança nas estradas envolvendo o transporte de passageiros é uma prática importante, contudo, investimentos para tornar a saúde dentro da empresa está diretamente ligado a isso.

Através de automações de gestão de combustível e custo de abastecimento, é possível identificar se a sua frota de veículos está funcionando da maneira adequada.

Quando o consumo de combustível está fora do padrão de consumo, isso pode representar algum problema que seja passível de manutenção dentro da frota de transportes.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para esclarecer suas dúvidas sobre automação de combustível.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO