Mesmo com todas as mudanças provocadas pelo vírus Covid-19, a economia começa a dar novos sinais, principalmente para o setor de logística e fretes. Um estudo elaborado pela FreteBras revela que a oferta dos serviços cresceu 85% no Brasil. Setores como a indústria, construção e agronegócio foram os que mais demandaram. 

Isso significa que, se antes a gestão de frota estava se preparando para um desaceleramento, agora é hora de ligar com toda a potência os motores dos caminhões. O indicador do estudo mostra a retomada dos negócios e a recuperação das quedas provocadas no primeiro e segundo trimestres do ano.

O crescimento é expressivo, de aproximadamente 102%, se comparado entre o início do ano e agora. Os setores que mais tem buscado os serviços são: Construção Civil, em primeiro lugar, com aumento de 116%, Agronegócio, com 84% de crescimento, e Indústria, com 79% de aumento.

O que fez os negócios decolarem?

A construção civil volta com força máxima pela presença das pessoas ter aumentado em suas casas, assim, investindo mais em reformas ou em mudanças para lugares maiores ou com mais contato com a natureza. Isso faz com que o transporte de pedras e de cimento aumente, por exemplo. 

Assim como o agronegócio, que teve safra recorde de soja e grande volume para exportação, além dos fertilizanres, responsáveis por 25% das ofertas de frete. 

O diretor da FreteBras, Bruno Hacad, acredita que exista uma projeção de mais crescimento, baseada no dólar, que deverá permanecer na faixa dos R$ 5 favorecendo as exportações, além de basear-se na projeção de a safra do próximo ano ser 10% superior em relação a deste ano, que foi recorde.

Como a gestão de frota pode agir nesse momento?

É importante entender que os segmentos que tiveram crescimento fizeram a demanda aumentar por diferentes tipos de veículos, bem específicos. A busca por caminhão caçamba teve alta, assim como caminhões graneleiro e de grade baixa. 

Você, como gestor de frota, deve planejar os seus veículos de acordo com as necessidades do mercado. É importante reativar veículos que por ventura da pandemia estejam parados, e também acionar motoristas e equipe necessária.

Para essa retomada, é bom avaliar também se essa demanda pode ser suprida pela sua frota e se as condições de transporte estão plenas. 

Também você pode aproveitar a oportunidade de retomada para realmente economizar no que precisa e focar nas novas entregas e serviços. O combustível é um dos pontos mais sensíveis pois gera grandes custos mensalmente, então, que tal adotar uma solução inteligente que ajuda no gerenciamento de consumo?

O CTA Smart mensura o seu sistema de abastecimento por veículo, mostrando o consumo e a durabilidade do tanque de cada um. A partir de relatórios periódicos você estima o quanto cada caminhão da sua frota gasta em combustível, ajudando na consolidação de dados que podem apontar no gerenciamento da frota a real necessidade de renovação. 

Nosso sistema gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel.

Aproveite o momento em que o mercado está aquecido e faça economia para gerar mais lucro: conte com o CTA Smart para verificar o consumo de veículos de todos os tipos e ajudar na sua tomada de decisão. Faça um orçamento com a gente hoje mesmo.

marketing CTA SMART
Coo