Smart News – Boletim Semanal

📰 Boletim Semanal 📰

A sexta-feira chegou e com ela, mais uma edição do nosso boletim semanal. Por aqui você encontra o que foi destaque na semana. Vamos conferir as principais manchetes?

➡️ Com queda no preço do diesel, varejo deve aproveitar para reduzir custos;
➡️ Petrobras tem recorde de produção de gasolina e S10 em junho e vendas aumentam 26%;
➡️ Estimativa de exportação de soja em julho é elevada em 1 milhão por parte da ANEC

Smart News,
A semana resumida, a informação completa.

Boa leitura!

Com queda no preço do diesel, varejo deve aproveitar para reduzir custos

Segundo a ANP, o diesel teve uma queda de 34% no acumulado dos últimos 12 meses. 

Com base nos dados de julho houve uma queda de 34% no preço do diesel nos últimos 12 meses. Com isso, os varejistas têm uma oportunidade única de reduzir seus custos logísticos. Essa redução cria a possibilidade de negociar os custos de frete, o que traria benefícios não só para as empresas varejistas, mas também poderia impactar no preço final do produto.

No entanto, a aplicação da redução não acontece de forma automática. Contratos assinados anteriores aos 12 meses, não preveem cláusulas com reajuste de preço.  Segundo Camila Affonso, sócia da Massimo Consulting, empresa especializada no setor de Bens de Consumo, as empresas devem aproveitar esse momento para reavaliar suas negociações e promoverem concorrências abertas para contratar transportadoras.

“Não basta olhar para preço: dependendo do produto a ser transportado, é preciso atender a alguns requisitos de segurança ou ainda ter licenças específicas, como cargas refrigeradas ou produtos químicos. Além disso, marcas de alto valor agregado devem investir em uma logística que garanta o nível de serviço demandado. Por isso, o primeiro passo é mapear quais são os fornecedores de transporte que têm capacidade de atender aos requisitos da empresa”, diz Camila Affonso.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) considera que o diesel representa de 30% a 35% dos gastos com transporte rodoviário de mercadorias no país.

Fonte: Terra

Petrobras tem recorde de produção de gasolina e S10 em junho e vendas aumentam 26%

Conforme informado pela companhia nesta terça (11), a produção foi de 2,01 bilhões de litros.

Tanto a gasolina como o S10 bateram recorde de produção em junho, informou a Petrobras. Só de gasolina foram produzidos 2,01 bilhões de litros, este é o melhor resultado desde 2014. Já de S10, foram produzidos 2,11 bilhões, batendo o recorde de maio deste ano. A empresa também informou que as vendas acompanharam o aumento da produção. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a gasolina teve um aumento de 26%, o diesel S10 de 2,9% e o querosene de aviação 5,7%. 

Ainda segundo a Petrobras, O Fator de Utilização Total (FUT) também demonstrou um bom desempenho, chegando a marca de 93% de utilização no segundo trimestre deste ano. De acordo com eles, este é o melhor resultado desde 2015. O FUT representa a relação entre o volume de carga produzida e a capacidade de armazenamento das refinarias. 

Fonte: Agência Brasil, CNN Brasil 

Estimativa de exportação de soja em julho é elevada em 1 milhão por parte da ANEC

Milho, farelo de soja e trigo também tiveram suas previsões aumentadas por parte da associação. 

A previsão é de que a exportação do grão chegue a 10,45 milhões de toneladas neste mês. A Associação Nacional de Exportadores de Cereais faz suas atualizações semanalmente de acordo com  a programação dos portos. A estimativa é que a produção supere a previsão anterior, que era de 9,4 milhões de toneladas. 

Em relação ao farelo de soja, a expectativa é que sejam exportadas 2,5 milhões de toneladas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram exportadas 2,07 milhões de toneladas do produto.  Já o milho, a ANEC projeta 9,6 milhões de toneladas exportadas, a previsão anterior era que 6,9 milhões fossem embarcadas.  Em julho do ano passado, as exportações de milho totalizaram 5,6 milhões de toneladas. Para o trigo, a expectativa é de 68,5 milhões de toneladas, 30 milhões a mais do que o previsto na semana passada. No ano passado, o trigo não foi exportado no mês de julho. 

Fonte: Globo Rural 

NAVEGAÇÃO RÁPIDA

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO