Em períodos de incertezas, e com os nossos planejamentos sendo constantemente revisados por conta da pandemia do Covid-19, o momento é de buscar alternativas em setores e diferentes pilares da gestão de frotas.

Por isso, uma das opções na redução das despesas é buscar formas de economizar combustível. Técnicas de direção e cuidados com os veículos são grandes aliados, confira:

– Calibragem dos Pneus

Você já sabe mas não custa lembrar: pneu vazio provoca maior consumo de diesel, álcool e gasolina. Dependendo dos percursos e trajetos de sua frota, os pneus devem ser calibrados semanalmente ou quinzenalmente.

– Velocidade constante

Durante os trajetos e viagens dos seus veículos, oriente motoristas a sempre que possível manterem a velocidade constante. Isso reduz a pressão sobre o acelerador e também faz o veículo consumir menos combustível.

– Giro de Motor

É fundamental conduzir os veículos sempre no giro de motor adequado, sabendo que as trocas de marchas devem estar condizentes com a rotação do motor. Lembrando sempre que se colocar uma marcha maior para velocidades muito baixas isso pode gerar o desgaste do motor, o que consequentemente gasta mais combustível também.

– Veículo engrenado, mais segurança e economia

Deixar o veículo “na banguela”, em ponto neutro, pode gerar mais despesas, não é verdade que economize combustível. Quando o veículo está engrenado está com maior segurança porque ele está assessorado com o freio motor. Isso significa que em uma situação emergencial, a frenagem será mais segura, pois o veículo não precisará mais do sistema de freio, exigindo o padrão e evitando o desgaste dos componentes. Pisar menos no acelerador é o que vai fazer a diferença real no consumo.

– Reduza o consumo de componentes como o ar-condicionado

Em função do novo Coronavírus é fundamental que os ambientes sempre tenham grande circulação de ar, e com os veículos não é diferente. Mesmo que o motorista esteja sozinho na cabine, é bom, sempre que possível, manter os vidros entreabertos. Além disso, a temperatura está praticamente agradável em todo o país, então que tal orientar os motoristas para essa economia? O ar-condicionado consome muita energia elétrica e por isso divide força com o sistema de ignição. O resultado é mais queima de diesel fazendo com que a injeção eletrônica eleve o giro do motor e o bombeamento de combustível para nivelar essa perda de energia. Oriente o uso somente se necessário.

Bom, essas são as dicas para diminuir o consumo a partir de técnicas de direção. Mas você sabia que pode economizar ainda mais combustível fazendo o gerenciamento das suas bombas? É o que a CTA Smart faz: nosso sistema é instalado em suas bombas de combustível ou caminhão-comboio, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota. 

Todos os dados para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos. Assim, você realiza seu controle de abastecimento de combustível de forma rápida e inteligente. Faça um orçamento com a gente e descubra como economizar mais ainda.

Estamos disponíveis para informações sobre nosso sistema, com equipe comercial e de suporte prontas para atendimentos especiais durante o período de isolamento, utilize nossos canais: 

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 99960 2647

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163.

marketing CTA SMART
Coo