Em gestão de frotas, uma das funções e aptidões é sempre buscar novas tecnologias que facilitem o sistema de controle de diferentes KPIs, como combustível, percursos, cargas, mecânica, motoristas, entre outros. A telemetria veicular é mais uma das inovações digitais que auxiliam nesse processo, coletando informações de veículos de forma remota.

Com a telemetria é possível verificar velocidade, distância, localização, tempo de parada e consumo de combustível. Dessa forma, as operações são otimizadas e controladas em tempo real para verificar todas as informações necessárias para uma gestão de frota eficaz.

Como funciona?

Os dados dos veículos são gerados em tempo real, com a visão do próprio carro. O computador de bordo é essencial nesse processo, já que a telemetria é o sistema de gestão com todos os dados coletados. O sistema geralmente é feito via wireless, seja rádio ou satélite, para identificar todas as informações. 

Geralmente, um equipamento é instalado nos veículos, que chegam via wireless a um servidor, acessado pelo gestor. Os dados podem ser acompanhados em qualquer ambiente, e trazem oportunidades para otimizar ainda mais o funcionamento dos processos. As informações geradas pelo veículo têm seu tráfego disponibilizado em uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network).

O gestor pode fazer um mapeamento de acordo com o KPI necessário, vendo questões como quilometragem em percursos específicos, e mais.

Assim, a telemetria é uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, mas o sistema pode ainda ser mais minucioso, com o controle de consumo de combustível. Para isso, a solução CTA Smart é ideal, porque pode ser integrada a outros sistemas, e faz a mensuração do abastecimento feito pelas bombas da sua empresa.

Os veículos da frota que são monitorados pelo sistema de telemetria são abastecidos de acordo com a liberação determinada pelo gestor.

O CTA Smart será instalado em suas bombas de combustível ou caminhão comboio, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota.

Todos os dados para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos. E assim como na telemetria, nossa solução também gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em diferentes formatos.

Conheça mais da nossa solução, faça um orçamento e verifique como a sua gestão de frota pode obter mais rentabilidade e economia.

marketing CTA SMART
Coo