Os novos modelos de trabalho, surgidos especialmente no início da pandemia de COVID-19, também transformaram a gestão de frotas com processos mais ágeis e remotos.

A partir de operações digitais, os gestores automatizam seus principais pontos de atenção, com eficácia, e também, menos falhas. Estabilizar custos de operação, aumentar a vida útil dos veículos e controlar de perto (mesmo que distante) todos os aspectos das frotas são apenas algumas das vantagens, além, claro, da economia.

Com softwares de gestão que permitem a integração entre si, é possível ter uma maior previsibilidade nos gastos, e mais organização na gestão. Mas quais são as soluções que podem auxiliar nos processos?

Mas, afinal, o que é um software de gestão?

Também conhecidos como Programas, ERPs, ou softwares de gestão, as soluções são desenvolvidas para atender as necessidades de uma empresa, preparadas para monitorar todos os dados, desde a performance da frota ao consumo de combustível. 

Quando instalamos softwares integrados, ou seja, com fins específicos e que conseguem coletar os dados em tempo real, o gestor consegue visualizar digitalmente todas as informações que precisa, monitorando processos e planejando o controle da frota.

Confira o Top 5 de softwares integrados que podem auxiliar sua gestão de frota: 

1 – Telemetria

São as soluções de rastreamento dos veículos de uma frota, com tecnologia GPS para determinar as localizações. Funciona enviando dados a partir de pontos remotos ou móveis, detalhando, inclusive o tempo que motoristas levam para atingir determinada velocidade e a distância entre o ponto de partida e chegada.

2 – Controle de Motoristas

Os sistemas de controle de motoristas permitem o rastreio e a coleta de dados, verificando quantos quilômetros o motorista circulou, bem como o tempo em que a tarefa foi realizada. Além disso, todas as condições de desempenho do carro e as rotas escolhidas também ficam registradas, além dos períodos dedicados a pausas. Esse monitoramento permite uma série de dados tabelados, que auxiliam as empresas a tomar decisões também em relação aos equipamentos.

A jornada dos motoristas, feita pelos softwares, também faz um planejamento esquematizado e preciso, considerando pausas, horas de estrada e deslocamentos fora da rota. 

3 – Manutenção

Um programa de manutenção de frota automatiza os controles operacionais referentes à manutenção da frota da empresa. Assim, a quantidade de ordens de serviço corretivas, preventivas, socorros mecânicos, sinistros, pode ser controlada. 

Além disso, a manutenção controla os quilômetros rodados e as necessidades de reparos preventivos e preditivos, criando planos em frequências determinadas pelo gestor de frota ou pelo fabricante dos veículos.

4 – Financeiro

Um Software de Gestão Financeira automatiza as funções ligadas à administração econômica de uma empresa. A função é organizar todas as informações relativas às finanças, assim, os processos voltados a essa gestão tornam o processo mais organizado, prático e rápido.

Todas as entradas e saídas de caixa, equipamentos e materiais são computadas, gerando relatórios financeiros e controlando o fluxo de caixa dos projetos existentes de maneira mais rápida e eficiente.

5 – Controle de Combustível

A instalação de soluções em bombas de combustível ou caminhão comboio garante segurança e precisão de dados para gestão da frota. 

Um exemplo é a solução CTA Smart, que autoriza ou não o abastecimento, controlando a saída de combustível do tanque e bomba, com informações que podem ser acessadas onde quer que você esteja.

A vantagem é que todos estes dados sobre abastecimentos ficam armazenados em nuvem, acessados somente por pessoas autorizadas e cadastradas previamente no sistema. 

Assim, o gestor de frota ganha mais tempo, acabando com o preenchimento de planilhas e criação de gráficos, além da economia, pois o sistema permite o controle total do seu combustível, tanques e estoque.

Nossa solução é facilmente integrada aos demais softwares de gestão, unificando processos e facilitando o acesso às informações aos responsáveis. Conheça mais da CTA Smart, e faça um orçamento.