A forma de gerenciar uma frota muda diariamente. Se antes os processos eram controlados dentro da garagem, hoje, eles ganham o mundo com os sistemas digitais. Em função da pandemia e do isolamento social, o avanço eletrônico cresceu e trouxe bons resultados: a eficiência está mais alta.

Com a automatização de muitas operações, é necessária uma adaptação tanto de equipe como de gestão da frota. Se no início, a tecnologia era novidade para o rastreamento de veículos e cargas, hoje ela integra diferentes setores da logística, como o consumo de combustível. 

Soluções como a CTA Smart são eficazes nesse tipo de controle. Nosso sistema mensura os abastecimentos por veículo, mostrando o consumo e a durabilidade do tanque de cada um. A partir de relatórios periódicos você estima o quanto cada caminhão da sua frota gasta em combustível, ajudando na consolidação de dados que podem apontar no gerenciamento da frota quais são as melhorias necessárias para economizar.

Nosso sistema gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel.

Assim como o CTA Smart, outros sistemas digitais podem ajudar a reduzir custos, assim como tornar a operação mais segura e contribuir para o cumprimento de prazos. Sistemas de emissão de notas fiscais, controle de pessoal, e automatização de rotas, são opções para quem tem o desafio de tornar sua gestão o mais eficiente possível. 

Soluções de ponta, como aplicativos para celular, inteligência artificial e big data oferecem serviços de melhor qualidade, além de facilitar os canais de contato, via e-mail, ou controle remoto, como no caso da CTA Smart. 

Confira as 5 tendências em digitalização de transportadoras que facilitam a gestão na pandemia – e fora dela:

•1 Roteirização

Gerenciamento, gestão de rotas ou roteirização são termos utilizados para agrupar condutas e práticas de monitoramento de motoristas, acompanhamento em tempo real das entregas, verificação de rotas, escolha dos melhores trajetos, otimização de custos em transporte baseado na capacidade e desempenho dos veículos, e alinhamento de prazos, percursos, disponibilidade dos clientes e fornecedores.

•2 Controle de combustível

Realiza a gestão de abastecimento de combustível com todos os dados da sua frota, que são enviados em tempo real para o sistema. Você tem o controle por motorista/veículo, controle de estoque do tanque e de novos carregamentos. Isso elimina erros de anotações e disponibiliza médias de abastecimento por período e por veículo, garantindo mais segurança e confiabilidade na tomada de decisões. Saiba mais em nosso site.

•3 Gestão de Pessoas

Oferece um meio para aquisição, registro, análise e distribuição de informações operacionais, táticas e estratégicas do setor de Recursos Humanos, aproximando o contato mesmo em tempos de distanciamento social, com tecnologias que registram e armazenam informações em servidores locais ou remotos, facilitando o arquivo de dados que ficam preservados no sistema, auxiliando na localização quando necessário.

•4 Controle de Cargas

O controle da carga do depósito ao momento em que é recebida, exige acompanhamento total. Existem aplicativos que permitem a total dimensão de cargas, controle de tempo de entrega, segurança e planejamento logístico. Além disso, a baixa das entregas também pode ser automatizada, com recursos como assinatura digital dos clientes, e outras funções como relatórios em tempo real.

•5 Segurança

Auditorias para verificar proteção física constante, de objetos, armazéns, e instalação de sistemas de segurança eletrônica vem sendo cada vez mais utilizados por soluções digitais na gestão de frota.O objetivo é reduzir custos, proteger cargas, e também minimizar perdas na logística. 

Centralizar as informações de forma digital ajuda a garantir a saúde financeira da operação, ainda mais se for em tempo real. Que tal começar pelo gerenciamento de combustível? Fale com a gente e faça um orçamento!

marketing CTA SMART
Coo