Você sabe o que é o transporte de cargas especial e os cuidados que deve ter ao realizar essa atividade? Muitas empresas de transporte de mercadorias realizam esse tipo de trabalho, contudo, é necessário tomar uma série de cuidados para que tudo ocorra com segurança.

Muitas dessas mercadorias necessitam de cuidados especiais no manuseio e no transporte, sendo necessário atender a particularidade de cada uma delas.

Preparamos este artigo para te mostrar os principais cuidados que as empresas de logística precisam tomar ao realizarem o transporte e cargas especiais.

Boa leitura.

O que é transporte de cargas especiais?

O transporte de carga especial é quando a mercadoria requer um cuidado específico ou tem uma condição especial, que pode ser relacionado a umidade, temperatura, sua fragilidade, prazo de validade ou muito grandes.

Veja alguns exemplos a seguir.

Tipos de cargas especiais

  • Medicamentos;
  • Equipamentos frágeis;
  • Comidas congeladas;
  • Frutas e legumes;
  • Bebidas;
  • Animais;
  • Líquidos.

Principais cuidados ao transportar cargas especiais

São necessários alguns cuidados para realizar o transporte de cargas especiais com segurança, confira alguns deles.

Sinalize as embalagens

O profissional responsável por manusear a caixa da carga especial, muitas vezes não sabe o que tem no seu interior, por isso é importante sinalizar corretamente o que tem dentro ou pelo menos destacar uma indicação de que se trata de uma carga frágil, perigosa ou se ela deve ser guardada virada para cima.

Utilize a embalagem correta

Uma carga especial precisa estar em uma embalagem que a preserve, sendo assim, utilize sempre o recipiente adequado para protegê-la. Por exemplo, caso seja um produto frágil, é indicado proteger o produto com isopor ou plástico bolha dentro da caixa. Caso seja um objeto cortante, uma caixa reforçada para que ela não estrague.

Realize a manutenção dos equipamentos

Realizar a manutenção periódica dos equipamentos é necessário não somente para proteger a carga especial, quanto para garantir maior segurança ao motorista e outras pessoas na rodovia.

Sendo assim, verifique sempre antes das viagens se o veículo está vistoriado, pois em caso de falhas, além da possibilidade de se causar um acidente, eventuais quebras podem danificar a mercadoria transportada.

Tenha atenção no embarque e desembarque das mercadorias

No momento de manusear a carga especial dentro dos centros de logística, é necessário seguir uma série de orientações e protocolos para realizar o embarque e desembarque dos produtos.

Verifique se a sua empresa está com o depósito sinalizado, se os compartimentos estão de acordo com as necessidades das mercadorias e também se há segurança para realizar essas ações.

Capacite os profissionais

É fundamental ter profissionais qualificados para realizar o transporte de cargas especiais. Um profissional bem treinado, é capaz de realizar o manuseio das cargas da forma correta, conduzir o veículo com segurança e identificar se o local de embarque e desembarque está em condições ideias para receber o produto.

Sua empresa de transporte de cargas especiais realiza uma boa gestão de combustível? Fale com a CTA Smart.

Gestores de frotas precisam se preocupar com diversos pontos importantes para realizar o transporte de cargas especiais de maneira adequada, investir em soluções para otimizar a gestão de combustível também é um ponto importante.

Dessa forma, empresas de logística que realizam a gestão de combustível precisam de parceiros estratégicos para otimizar resultados. A CTA Smart tem soluções inteligentes que servem para medir métricas e realizar o controle de cada litro de combustível utilizado dentro da empresa.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para te ajudar.