O que você quer evoluir na gestão de frota no próximo ano? Agora que estamos perto do final de 2020, as expectativas do mercado assim como os planejamentos estão tomando forma. Apesar das incertezas provocadas pela pandemia, agora o momento é olhar para a frente e pensar o que pode ser incrementado, para gerar redução de custos, otimização de tempo e mantendo a segurança.

A assertividade na coleta de dados e manutenção das informações são alguns dos pontos-chave para a gestão 2021. Mais do que nunca sabemos que estamos suscetíveis a diferentes tipos de contratempos, portanto, uma gestão preventiva, focada na economia e tecnologia, é a estrada com menos obstáculos.

Confira algumas tendências para o próximo ano:

RASTREAMENTO DE FROTA EM TEMPO REAL

Atualizar o sistema dos veículos da frota é também buscar um controle efetivo na questão de tempo de envio das posições, para acompanhar os caminhões e também para analisar históricos.

Quando controlamos e identificamos a frota a partir do rastreamento traz mais segurança e informações sobre a condução do veículo, situações de risco, condições da carga transportada e mais. Existem diferentes empresas que fazem este tipo de rastreamento, inclusive em áreas de dificuldade de identificação de sinal, mas que podem registrar no sistema e gravar dados para consulta posterior. 

DPVAT 2021

Em 2019, o Governo Federal editou uma medida provisória com a intenção de extinguir o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). A MP foi suspensa, e acabou tendo vencimento em abril, sem ser votada pelo Congresso Nacional.

Já em outubro deste ano, o anúncio da dissolução da Seguradora Líder, formada por mais de 40 empresas do setor, também causou incerteza. 

Porém, a Superintendência de Seguros Privados já informou que o DPVAT seguirá em 2021, com nova gestão e manutenção do pagamento de indenizações para acidentados. Ainda, a taxa poderá deixar de ser cobrada durante os próximos dois anos. O que ainda está em definição é qual será o próximo gestor do DPVAT, que poderá ser uma entidade pública ou privada. 

Portanto, é bom ficar de olho nas atualizações do Governo Federal nesse sentido para não ter surpresas.

GESTÃO DE ROTINAS, MANUTENÇÃO E MULTAS

O momento é de cautela em novos investimentos mas também assegura que imprevistos estejam dentro do escopo de gestão. Por isso, investir em sistemas de uso contínuo facilita a entender sua frota como um todo, para saber se os requisitos estão sendo atendidos. 

Sistemas e planilhas que ajustem a verificar e otimizar o roteiro de veículos, salvar rotas para uso contínuo, e verificação de manutenções preventivas por alertas periódicos podem ser uma boa opção para não ser pego de surpresa com inconvenientes. O agendamento de manutenções, conforme data ou quilometragem, é uma forma de manter em dia as necessidades básicas para qualquer operação ou uso

GESTÃO DE ABASTECIMENTO

Controlar custos e rendimentos dos veículos em relação ao uso indica quanto cada um dos itens de sua frota está consumindo. Essa medida é essencial para gerar economia a curto e longo prazo, assim como verificar o rendimento de cada caminhão.

Com o CTA Smart você realiza seu controle de abastecimento de combustível de forma rápida e inteligente. Instalamos nosso sistema e em suas bombas de combustível ou caminhão comboio, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota.

Todos os dados para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos. Ainda, você pode gerar diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel. Contrate hoje mesmo nosso serviço, fale com a gente.

A FORÇA DO SETOR LOGÍSTICO

A logística é hoje responsável por 8% do faturamento bruto das empresas no Brasil, sendo a principal na distribuição de insumos e abastecimento da economia.

Foi na pandemia que o setor mostrou sua força, com crescimento de entregas decorrentes de vendas on-line e no suprimento de necessidades em diferentes regiões do país que ficaram desabastecidas. Planejar a operação, acompanhar a execução, atender clientes, controlar custos e lidar com multas e acidentes estão entre os maiores desafios para o gestor de frota. 

Em 2021, aproveite e faça bom uso do crescimento do setor para integrar suas soluções disponíveis e planejar os lucros. 

marketing CTA SMART
Coo