Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

O caminhão comboio tem um papel fundamental no abastecimento de máquinas pesadas em empresas de construção civil ou agronegócio. Com esse tipo de veículo, é realizado o transporte de combustível e lubrificante, contribuindo para a organização logística. 

Entrando, especificamente, no consumo de combustível, as organizações destes setores enfrentam desafios para executar uma gestão eficiente. Aliás, o cuidado no gerenciamento ganha importância, pois o insumo representa uma quantia relevante para os caixas das organizações. 

Diante deste cenário, o mercado oferece soluções capazes de melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais, a partir da gestão eficiente do abastecimento de máquinas pesadas. 

Neste conteúdo, iremos mostrar como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

Além disso, aprofundaremos os desafios enfrentados pelas empresas de construção civil e agronegócio, que usam o veículo pesado na logística de trabalho. Vamos lá!

Caminhão Comboio para Abastecimento

Na construção civil, são utilizadas máquinas pesadas, como retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, motoniveladora e rolo compactador. Todos eles ficam no local em que as construtoras executam a obra. 

Em atividades do agronegócio, as empresas utilizam diversas máquinas agrícolas, como trator, plantadeira, pulverizador, colheitadeira, entre outras. Obviamente, este maquinário fica nos espaços de produção. 

Para que possam operar, os equipamentos precisam de combustível. Por isso, o caminhão comboio é indispensável para obras de infraestrutura ou para a produção no campo. 

Com o veículo pesado, também chamado de melosa, é possível fazer o abastecimento no local de trabalho, sem a necessidade de deslocamento do maquinário. 

Além de fornecer combustível, ele transporta lubrificantes, água, álcool e ajuda na manutenção corretiva e preventiva das máquinas pesadas. Desta forma, colabora para a logística e produtividade de toda a operação. 

Desafios na Gestão Manual do Abastecimento de Máquinas Pesadas

 Gestão do Abastecimento de Máquinas Pesadas

Mesmo contribuindo para a logística, o processo de abastecer as máquinas com caminhão comboio traz desafios para as empresas quando falamos sobre a gestão manual de combustível. 

Para exemplificar, pense na seguinte situação: o veículo pesado saiu da sede com o insumo, tendo como destino a obra ou a fazenda de produção. Somente quando retornar, a empresa poderá ter acesso e descarregar os dados de abastecimento.

Além do atraso na geração de relatórios de custos e de cronograma de manutenção, outro problema que ocorre é a falta de controle de estoque. Com uma gestão manual de abastecimento, a empresa enfrenta maiores dificuldades para identificar furto, desvio ou vazamento de combustível. 

Com tantos desafios ao controlar manualmente o processo feito pelo caminhão comboio, as organizações passam a buscar ferramentas, como a que iremos apresentar a seguir.  

Conhecendo a Automação no Abastecimento com Caminhão Comboio

Na CTA, entregamos soluções customizadas para automação na gestão de abastecimento. Um de nossos produtos é o CTA Mobile, projetado justamente para o controle de combustível de quem precisa levar o abastecimento para fora do pátio. 

Para que entenda, o CTA Mobile é instalado e conectado no caminhão comboio. Desta forma, a empresa terá total gerenciamento sobre onde vai cada gota de combustível. 

A solução tem uma instalação fácil e rápida. O processo leva menos de 3 horas e, mais importante, não precisa parar sua frota de veículos. 

Depois de implantado no veículo, uma das funções do CTA Mobile é travar a bomba. Protegendo assim o estoque de diesel. 

Mais um diferencial da solução é o controle de quem realiza o abastecimento. Somente colaboradores cadastrados poderão realizar o procedimento via cartão RFID. 

A CTA Smart permite um acompanhamento em tempo real. Ou seja, não precisa esperar que o caminhão comboio retorne para a empresa. 

Os dados são salvos na nuvem de modo automático. A partir das informações, o sistema fornece relatórios de abastecimento por turno, economia por veículo, média de consumo, entre outros.

Impacto da Gestão Eficiente de Abastecimento na Produtividade

Gestão Eficiente de Abastecimento na Produtividade

Na parte anterior, abordamos os principais recursos da solução de automação da CTA Smart para caminhão comboio. Ao investir no produto, sua empresa pode economizar até 20% nos custos com abastecimento. 

Além do resultado nas despesas financeiras, a gestão com automação do abastecimento contribui para maior produtividade operacional e logística. Por exemplo, empresas que realizam controle manual chegam a perder um dia somente descarregando os dados. 

Com a CTA Smart, as informações são enviadas à nuvem em tempo real, gerando relatórios de controle. Desta forma, o tempo disponível permite uma organização mais eficiente para gestão do estoque de combustível. 

Além disso, a gestão pode aproveitar para programar com mais rapidez as manutenções preventivas nas máquinas pesadas, como trocas de óleo e filtro. 

Não perca mais tempo, chegou a vez da sua empresa elevar a gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

Investir no produto da CTA Smart é a garantia de impactar na produtividade operacional e logística, além de trazer mais economia nos custos da empresa. Entregamos soluções personalizadas para cada negócio. Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como Empresas Reduziram Custos com Gestão Eficiente de Frota Gestão de Frota

Como Empresas Reduziram Custos com Gestão Eficiente de Frota

Nas empresas com veículos próprios, como caminhões, ônibus ou maquinário pesado, uma gestão de frotas eficiente é essencial para a operação diária.  Quando são implementadas melhorias no gerenciamento […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO