Como e porque fazer o rastreamento de máquinas agrícolas

A agricultura é um setor de grande importância para o Brasil, sendo um dos grandes responsáveis por movimentar a economia do país. Por isso, investir em rastreamento de máquinas agrícolas é de grande relevância para agricultores e profissionais da área.

A prática está alinhada com o movimento de modernização contínua na produção rural, que vivencia um crescimento exponencial a cada ano, exercendo um impacto positivo em todas as fases do ciclo de cultivo, desde o plantio até a colheita.

Dessa forma, o rastreamento de máquinas agrícolas se revela como uma ferramenta indispensável, promovendo melhorias significativas na eficiência, produtividade e segurança para os agricultores, independente do tamanho de suas operações.

Preparamos esse artigo para falar sobre as vantagens e tecnologias envolvidas dentro do processo de rastreamento de frotas agrícolas. Boa leitura!

O que é rastreamento agrícola?

O rastreamento de máquinas agrícolas envolve monitorar a localização e o desempenho dos equipamentos usados na agricultura, através de tecnologias como GPS e telemetria.

Através de sensores e dispositivos, os agricultores podem obter dados em tempo real sobre a localização das máquinas, analisar o consumo de combustível, produtividade, manutenção e outros aspectos.

Todas as informações são transmitidas para um sistema central, proporcionando aos gestores agrícolas uma visão abrangente das operações no campo. Isso possibilita um controle mais preciso dos recursos, prevenindo perdas e melhorando a produtividade.

Com isso, através do rastreamento agrícola podemos verificar a localização das máquinas via GPS ou telemetria, ter a gestão de consumo do combustível, dados referentes ao motor como a temperatura e rotação, saber que tipo de manutenção realizar e quando é o momento ideal para isso.

Confira os benefícios do rastreamento agrícola

1 – Aumento da eficiência: o rastreamento agrícola possibilita o monitoramento do desempenho das máquinas e colaboradores, identificando problemas de manejo e reduzindo o tempo de inatividade, aumentando a eficiência do processo.

2 – Redução de custos: através da prática, é possível realizar uma gestão de combustível eficiente e minimizar o desperdício, outro fator que se destaca é a detecção do melhor momento para realizar a manutenção, reduzindo custos com problemas posteriores nos equipamentos. 

3 – Segurança das máquinas e colaboradores: a prática de rastreamento permite monitorar a localização das máquinas e colaboradores em tempo real, aumentando a segurança no campo, além de reduzir custos por furto de equipamentos.

4 – Melhoria do planejamento: a prática de gerar relatórios sobre o desempenho dos equipamentos é fundamental para ter o controle e ajudar na tomada de decisão do gestor. Além disso, é possível integrar o sistema de rastreamento com outros softwares de gestão agrícola, como o de planejamento, controle financeiro e monitoramento climático.

5 – Aumento da produtividade: rastrear o equipamento agrícola pode contribuir para o aumento da produtividade, permitindo o controle da velocidade, a redução da manutenção, o registro de dados históricos e a melhoria do planejamento.

Sendo assim, realizar o rastreamento agrícola impacta positivamente as diversas etapas do processo de plantio e colheita. Auxiliando no monitoramento de equipamentos, na emissão de relatórios e contribuindo para a modernização do campo e aprimoramento das práticas de produção.

Quais as tecnologias do rastreamento agrícola?

Uso de GPS: o GPS é bastante utilizado para o rastreamento da localização e deslocamento dos equipamentos agrícolas, gerando informações precisas de geolocalização fundamentais para a prática da agricultura de precisão.

Vale ressaltar que para um bom funcionamento, é necessário estar em um local em que haja um bom sinal de satélites, ou que não seja um lugar suscetível a interferências climáticas e geográficas com tanta frequência.

Telemetria: a telemetria possibilita o monitoramento em tempo real do desempenho das máquinas agrícolas, coletando dados como velocidade, consumo de combustível e necessidades de manutenção.

Internet das Coisas (IoT): trata-se de uma tecnologia que utiliza sensores locais conectados à internet para coletar e transmitir dados sobre os equipamentos. Por estar alocado na região, o tempo de transmissão costuma ser rápido. Esses sensores podem medir diversas variáveis, como temperatura, pressão, umidade, vibração, entre outras.

O IoT apresenta vantagens como versatilidade, inteligência e integração com outras plataformas, mas vale mencionar a necessidade de uma rede de internet estável para melhor proveito.

Softwares para gestão de combustível: monitorar o consumo de combustível também faz parte da estratégia de rastreamento agrícola. A prática pode ser implementada em automações como a da CTA Smart, quando os gestores de frotas e produtores agrícolas são capazes de saber para onde vai cada gota de combustível consumida, além emitir mais de 10 tipos de relatórios para pensar nas melhores estratégias.

Como escolher um sistema de rastreamento agrícola?

A escolha do sistema de rastreamento de máquinas agrícolas é um passo importante para os agricultores modernizarem suas operações e aumentarem a eficiência da produção. Diversos fatores devem ser cuidadosamente considerados, uma vez que essas tecnologias desempenham um papel determinante na rotina agrícola.

Um dos aspectos mais relevantes a serem avaliados é a compatibilidade do sistema com as máquinas agrícolas em uso. Certificar-se de que a solução escolhida se integra perfeitamente ao maquinário existente é essencial para garantir uma transição suave e eficiente para a nova tecnologia. Além disso, a facilidade de utilização é um critério fundamental. 

Outro ponto é optar por soluções de implementação simples e de fácil compreensão que permitam que agricultores e colaboradores de todos os níveis de experiência se beneficiem plenamente do sistema de rastreamento. 

Os custos associados à adoção dessa tecnologia também desempenham um papel crucial na tomada de decisão. É fundamental avaliar não apenas o investimento inicial necessário, mas também considerar o retorno esperado a longo prazo. 

Uma análise cuidadosa dos benefícios que o sistema de rastreamento pode proporcionar em termos de eficiência, segurança e produtividade é essencial para determinar a viabilidade financeira da implementação. Por isso, escolher um parceiro que fornece suporte técnico confiável e eficiente assegura que eventuais problemas sejam prontamente resolvidos, minimizando possíveis interrupções nas operações agrícolas. 

Por fim, a capacidade de integração do sistema com outras tecnologias utilizadas nas operações também é digna de atenção, visto que a sinergia entre diferentes ferramentas pode potencializar os benefícios e a eficácia do rastreamento.

Como utilizar a gestão de combustível para rastreamento?

A CTA Smart desenvolve a melhor automação para gestão de combustível do mercado, atuando há mais de uma década em diversos segmentos.

Através da análise detalhada de cada gota de combustível consumida, é possível realizar o rastreamento de frotas agrícolas com maior precisão, sabendo exatamente quando os equipamentos precisam de manutenção, o seu estado geral de preservação e padrões de consumo.

Além disso, a automação possibilita a criação de mais de 10 tipos de relatórios para análises precisas e detalhadas. Todas as informações são armazenadas em um banco de dados hospedado na nuvem, facilitando o acesso e fornecendo maior segurança.
Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer as suas dúvidas.

Posts Relacionados

ROI da gestão de combustíveis: como a automação se traduz em economia real Gestão de Frota

ROI da gestão de combustíveis: como a automação se traduz em economia real

Descubra como calcular o ROI da gestão de combustíveis e saiba como a automação gera economia real e eficiência operacional.

CONTINUE LENDO
A importância da automação no controle de abastecimento interno de frota Gestão de Frota

A importância da automação no controle de abastecimento interno de frota

Descubra como a automação no controle de abastecimento transforma operações, reduz custos e garante eficiência na gestão de combustível.

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO