Conheça as 9 áreas principais da Logística

Dentro de uma empresa, a área de logística não está relacionada somente à área de transportes, sendo capaz de envolver outros segmentos profissionais. 

Sendo assim, os profissionais que atuam nos diferentes campos da logística oferecem um suporte essencial a qualquer empreendimento, priorizando o planejamento, otimização de processos e inovações dentro de uma empresa.

Dessa forma, empresas de diversos segmentos buscam por profissionais de logística justamente por terem essa versatilidade de atuação, pois através deles, é possível ter a redução dos custos e otimizar a logística operacional de uma forma geral.

A logística, como um todo integrado, abrange diversas áreas essenciais para otimizar o desempenho de uma empresa. Para começar, podemos dizer que a logística existe para garantir o cumprimento dos prazos de entrega através da sincronização cuidadosa com os processos de produção.

Além disso, uma gestão de estoque eficiente desempenha um papel crucial dentro das empresas, pois ela ajuda a reduzir os excessos e minimizar produtos que não são utilizados, permitindo a alocação mais inteligente dos recursos disponíveis.

No que diz respeito ao armazenamento, a logística pode ajudar a organizar e aprimorar os sistemas. Vale mencionar que a constante atualização do sistema de gestão logística é indispensável. Isso ajuda a se adaptar às mudanças dinâmicas do mercado em rápida evolução.

Outro ponto que podemos destacar é a manutenção da qualidade geral dos processos logísticos. 

Quando falamos do setor de transportes, gerir e monitorar com precisão a cadeia de suprimentos, bem como realizar o planejamento de rotas, desempenha um papel importante. 

Assegurar que os produtos sejam transportados de maneira eficaz, respeitando prazos e chegando em segurança, é essencial para a satisfação do cliente.

Por isso, preparamos esse artigo para mostrar as principais áreas da logística e como ela pode ajudar a sua empresa, boa leitura.

Logística: para que serve?

Quando falamos de logística para empresas, nos referimos a sua capacidade de planejar e garantir que os produtos e serviços sejam entregues conforme a demanda. 

É através da logística que viabilizamos as melhores rotas, a viabilidade para tomada de decisões e o como monitorar processos de armazenamento e a distribuição.

Qual a importância da Logística para as empresas?

Independente do segmento e porte da sua empresa, não subestime a importância da logística no seu dia a dia. 

Ela é uma ferramenta essencial que ajuda qualquer negócio a funcionar de maneira mais organizada para competir de igual para igual no mercado.

Por isso, investir em logística em um cenário onde a concorrência é forte, pode ser o fator decisivo para que a sua empresa se destaque em meio aos concorrentes. 

Por meio da implementação de um processo de logística bem sucedido, é possível facilitar a administração, reduzir os gastos e gerar economia de tempo em áreas importantes.

Quais as principais áreas da logística?

O setor logístico é bastante abrangente, por isso ela pode ser enquadrada em diversas áreas, com diferentes qualificações que visam atender a gama de necessidades das empresas. 

Confira a seguir, como cada área pode proporcionar soluções interessantes para ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

  1. Armazenagem

Nessa área, o objetivo é elaborar táticas para a otimização dos recursos, reduzindo os gastos excessivos com o armazenamento das mercadorias e organizar os depósitos, colocando em prática métodos para realizar a organização inteligente do espaço disponível. 

Dessa forma, é possível que os profissionais do ramo de logística levem em consideração alguns fatores como a localização do espaço, condições climáticas e o tamanho do local, para assim pôr em prática as estratégias adequadas.

2. Estoque

Nesse contexto, o foco principal é estruturar de forma organizada os produtos, com o objetivo de agilizar o tempo de resposta às necessidades dos clientes e manter um fluxo constante de entrada e saída dos itens. 

Desse modo, o profissional de logística procura soluções que aprimorem a comunicação com os fornecedores e otimizem o processo de distribuição dos produtos para diferentes locais.

3. Manutenção de Informação

A organização de dados é um fator importante para o sucesso das empresas, por conta disso, alguns profissionais da área de logística ficam como responsáveis pela organização das informações relevantes, fazendo com que elas se tornem acessíveis para serem utilizadas.

Quanto maior a facilidade de acesso aos dados, a capacidade para tomadas de decisões estratégicas serão melhores.

4. Processamento de Pedidos

Realizar a entrega dos pedidos dentro do prazo estabelecido é primordial para cumprir os acordos junto aos clientes. 

Sendo assim, o setor de logística também fica responsável pela organização e concentração de esforços para que os pedidos sejam entregues dentro da data limite.

5. Transportes

O setor da logística também pode ter a responsabilidade de analisar as diversas alternativas relacionadas aos custos logísticos referentes ao transporte, fabricação, distribuição e venda, assegurando a escolha da opção mais vantajosa para empresa e cliente. 

Com isso, a expectativa é diminuir despesas não essenciais no que se refere a área de transporte.

6. Supply chain management

Os profissionais de logística dessa área, têm a tarefa de ampliar a abrangência das atividades comerciais da empresa, explorando colaborações externas com provedores e empresas de transporte. 

A administração da cadeia de abastecimento visa a sincronização de vários procedimentos internos e externos, assegurando a otimização operacional da empresa.

7. Planejamento e demanda de estoque

Quando falamos de planejar o estoque, o especialista de logística terá a responsabilidade de preparar estratégias baseadas em análises estatísticas precisas, emprego de soluções tecnológicas avançadas e o aproveitamento de recursos digitais. Com isso, o seu objetivo é reduzir as despesas e a ampliar a competitividade resultante da otimização dos serviços fornecidos pela empresa.

8. Controller Logístico

Essa é a pessoa encarregada de uma supervisão direta sobre o desenrolar de todas as etapas ligadas à logística e sua execução, além de oferecer assistência durante as fases de tomada de decisão. 

Adicionalmente, mantém um olhar atento sobre os desfechos alcançados, a média de produtividade e a eficácia das abordagens adotadas.

9. Prevenção de perdas

O especialista neste campo se dedica a reduzir ao máximo a incidência de prejuízos, além de aprimorar as opções referentes ao transporte e ao armazenamento eficaz de produtos. 

Esse campo da logística, tem a responsabilidade por elaborar e executar procedimentos que servem para reduzir perdas e potenciais consequências desfavoráveis para a organização.

Existem diversos campos de atuação da logística e você pode saber mais ao acessar o site do Governo Federal.

Otimize resultados na sua empresa de logística

Usar tecnologias de ponta é essencial para alcançar resultados positivos e reduzir custos. Assim, a CTA Smart oferece a melhor automação de combustível disponível, controlando cada gota usada.

Através da análise de consumo de combustível, será possível planejar a logística da sua empresa, com base em mais de 10 modelos de relatórios que a nossa solução oferece.

Entre em contato com o nosso time comercial

Estamos aqui para responder às suas perguntas sobre a gestão de abastecimento.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO