ESG: o que é ser uma empresa carbono neutro? Veja suas vantagens e o que é
13 de novembro de 2023

ESG: o que é ser uma empresa carbono neutro? Veja suas vantagens e o que é

Dentro de um cenário em que práticas ESG se tornam cada dia mais importantes, a busca por emissão de carbono zero cresce na mesma medida. Entender a relevância da redução de gases poluentes é crucial para as empresas que lidam com transporte e gestão de combustível.


Diante das crescentes preocupações relacionadas à emissão excessiva de dióxido de carbono, seus efeitos adversos no meio ambiente e na saúde global, gestores de frota estão procurando abordagens e soluções inovadoras para ter em suas empresas a neutralidade de carbono como um pilar fundamental nas operações.


Apesar do foco contínuo na redução das emissões de gases poluentes, grandes e médias empresas sabem que há uma urgência para restaurar o equilíbrio ecológico.


Sendo assim, a implementação de uma estratégia assertiva para a gestão de combustível e carbono tornou-se essencial para se tornar uma empresa sustentável e responsável.


Saiba mais sobre a importância do carbono zero e as melhores práticas para atingir esse objetivo.


O que é uma empresa de carbono neutro?


Quando nos referimos a uma empresa carbono neutro, dizemos que ela assume o compromisso de equilibrar efetivamente suas emissões de gases, neutralizando o efeito de suas atividades no meio ambiente. 


Para alcançar a neutralidade de carbono, a empresa deve calcular e monitorar o total das emissões de CO2 que a atividade realizada está produzindo, além de tentar reduzir esse impacto ao máximo. As emissões que não puderem ser extintas devem ser compensadas por outros meios, como a compra de créditos de carbono, entre outros. 

A compensação por crédito de carbono se dá através da recuperação e preservação de florestas e mares, que tem uma função essencial no equilíbrio do ecossistema.


Por que ser uma empresa de carbono neutro é importante?


Assumir o status de empresa carbono neutro representa aspectos importantes como sustentabilidade, reputação da empresa e impacto positivo no meio ambiente. Veja de forma detalhada:


1 – Sustentabilidade: ao adotar práticas para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, as empresas colaboram para a diminuição do impacto ambiental e a preservação dos recursos naturais, alinhando-se às metas de sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas.


2 – Reputação e Imagem da Marca: empresas carbono neutro são vistas como líderes em sustentabilidade, o que pode reforçar a reputação da marca, aumentar a fidelidade do cliente e atrair consumidores que valorizam a responsabilidade ambiental. Por isso, empresas como do ramo de transporte de cargas, veículos e outros segmentos buscam cada vez mais uma posição ecologicamente correta.


3 – Atração e Retenção de Talentos: a procura por empresas comprometidas com a sustentabilidade tem crescido entre os profissionais. Dessa forma, ser uma empresa carbono neutro pode atrair talentos que buscam trabalhar em organizações alinhadas com as boas práticas de ESG.


4 – Cumprimento de Regulamentações e Acordos Internacionais: a neutralidade de carbono está presente em grandes acordos internacionais, como o Acordo de Paris, e com as regulamentações ambientais, o que pode posicionar a empresa como cumpridora de obrigações legais e compromissos globais.


5 – Inovação e Eficiência: como vantagem competitiva, empresas de carbono neutro podem impulsionar a inovação e a eficiência operacional, levando as empresas a adotar práticas sustentáveis e a explorar novas oportunidades de negócios.


Ser uma empresa carbono neutro não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também proporciona benefícios significativos para a reputação, atração de talentos e inovação empresarial.


Como ser uma empresa de carbono neutro?


Você gestor de frota, quer tornar a sua empresa carbono zero e ser ecologicamente correta? Existem diversas maneiras pelas quais as empresas podem adotar uma postura de neutralidade em carbono, veja algumas delas:


1 – Avaliação da pegada de carbono: realizar uma análise constante sobre as emissões de gases poluentes que são decorrentes das operações da empresa, englobando tanto as emissões diretas quanto as indiretas, é fundamental para dar início a uma cultura sustentável.


2 – Redução do impacto ambiental: após análises detalhadas, gestores de frotas podem implementar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo a adoção de fontes de energia renovável, eficiência energética e práticas sustentáveis.


3 – Compensação das emissões: existem situações em que a redução total da emissão de carbono não é possível, dessa forma, compensar as ações poluentes que não podem ser reduzidas através da aquisição de créditos de carbono ou investimento em projetos de compensação de carbono, como reflorestamento ou energia renovável.


4 – Certificação de neutralidade em carbono: caso a sua empresa esteja dentro das normas e regras exigidas, buscar a certificação que ateste o compromisso da empresa com a neutralização de carbono, fortalecendo sua reputação e imagem de marca.


5 – Estratégias de comunicação e marketing: além de realmente ser uma empresa ecologicamente correta, é importante que todos saibam dessas iniciativas. Por isso, comunicar de maneira transparente e eficaz as iniciativas de neutralização de carbono e sustentabilidade para clientes, investidores e funcionários, ressaltando o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental.


Essas estratégias têm o potencial de diferenciar as empresas como neutras em carbono, fortalecendo sua posição no mercado, atraindo consumidores e investidores comprometidos com a sustentabilidade e contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Como reduzir gases poluentes na minha empresa?



Reduzir o consumo excessivo de diesel é fundamental para a redução da poluição na atmosfera, por isso, a gestão de combustível através de uma automação como a da CTA Smart é fundamental.


Se você, gestor de frotas, busca alinhar a sua frota de veículos às boas práticas de ESG, ter o controle do consumo é importante para chegar a esse objetivo.


A CTA Smart já atuou na implementação de práticas ESG junto a empresas que desejam promover ações de melhorias para um modelo de negócios mais responsável. 


Sendo assim, a CTA Smart se qualifica como um importante parceiro para gestores de frotas que desejam dar os primeiros passos rumo a novas maneiras de trabalhar em prol de um futuro melhor para o planeta.


Ao ter o controle de consumo excessivo, é possível que ações de manutenção ou qualificação de colaboradores sejam colocadas em prática. 


A automação da CTA Smart oferece mais de 10 tipos de relatórios para que a sua empresa consiga analisar detalhadamente para onde vai cada gota de combustível.


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