A queda acentuada em todo o mercado causada pela pandemia do Covid-19 causou muita incerteza em diferentes setores da economia. Porém, passados os ajustes iniciais, a venda de caminhões no Brasil vai se recuperando com grande alta: em 2020 foram vendidos até o momento cerca de 70 mil unidades, ainda abaixo do ano passado, mas com plena recuperação.

Agora que o mercado dá sinais de melhora, é tempo de retomar e readaptar planos para a sua gestão de frota, incluindo a renovação de caminhões. O ranking de venda de novos veículos traz a montadora Mercedes-Benz como a principal preferência, com mais de 23 mil unidades emplacadas este ano, seguida pela Volkswagen, com pouco mais de 20 mil. Porém é a Volvo Trucks que encabeça a lista, com o modelo Volvo FH 540, voltado principalmente para o transporte de longas distâncias, com implementos do tipo bitrem e rodotrem.

Confira os cinco caminhões mais vendidos em 2020 no Brasil: 

1 – VOLVO/FH 540
2 – VW/MAN/11.180
3 – VOLVO/FH 460
4 – DAF/XF105
5 – VW/MAN/24.280

Se você como gestor de frota está pensando em comprar novos veículos, sabe que a renovação pode garantir mais competitividade e segurança para as suas entregas, ou seja, terá mais eficiência com custos reduzidos a longo prazo. 

O lado positivo é que, com a frota renovada, a partir dos caminhões ofertados no mercado brasileiro, podem dar a oportunidade de você fazer a sua gestão de frota ainda mais focada em resultados, valorizando seu tempo com outras questões, como o seu sistema de abastecimento e controle de combustível, por exemplo.

O controle de abastecimento é um dos quesitos que fazem a diferença em novos veículos, já que o consumo de diesel pode ter uma diminuição de até 10% em caminhões mais recentes. Por isso, é essencial que você como gestor de frota verifique o consumo periodicamente para confirmar a redução de consumo no sistema de abastecimentos.

O CTA Smart mensura o seu sistema de abastecimento por veículo, mostrando o consumo e a durabilidade do tanque de cada um. A partir de relatórios periódicos você estima o quanto cada caminhão da sua frota gasta em combustível, ajudando na consolidação de dados que podem apontar no gerenciamento da frota a real necessidade de renovação. 

Nosso sistema gera diversos relatórios, com todas as informações do consumo de combustíveis. O sistema pode ser integrado com qualquer ERP e os relatórios podem ser exportados em txt e excel.

Faça hoje mesmo seu orçamento com a gente, clique aqui e fale conosco.

marketing CTA SMART
Coo