Motorista caminhoneiro: 5 dicas para não ser multado na estrada
O motorista caminhoneiro costuma pegar a estrada e passar por alguns contratempos que acabam gerando multas de trânsito. Dependendo da frequência das infrações, isso pode representar até mesmo impactos financeiros relevantes para a sua frota de caminhões.
Devido ao grande volume de viagens, muitas vezes as multas acabam acontecendo por conta de contratempos, os motoristas convivem com diversas situações que exigem habilidade técnica e experiência na função.
Por conta disso, em algumas situações a recorrência das multas acabam por impactar no lucro das empresas, correspondendo a valores pequenos ou até mesmo números elevados que podem custar pontos na carteira de motorista e prejudicar o emprego.
Dessa forma, confira 5 dicas que preparamos para te ajudar a evitar multas e a ter sobretudo uma direção mais responsável na estrada. Boa leitura.
1 – Não ultrapasse limite de velocidade
Uma das multas mais comuns é o excesso de velocidade. Esse tipo de prática além de colocar a sua vida em risco, também afeta a segurança de outras pessoas.
O excesso de velocidade é uma das multas mais comuns para os caminhoneiros, por isso é importante respeitar a sinalização e dirigir dentro do permitido.
Fique atento às sinalizações das estradas, pois ultrapassar o limite de velocidade além de perigoso é uma infração grave dentro do código de trânsito.
2- Motorista caminhoneiro, revise seu veículo
Antes de pegar a estrada para viajar, uma das primeiras coisas a se fazer é realizar a manutenção preventiva do seu veículo.
Além de preservar a sua segurança, viajar com o caminhão, ônibus ou outro veículo que não esteja em 100% das condições pode representar multa pesada.
Verifique se os faróis estão funcionando, se os pneus estão calibrados, se o óleo está bom, se os freios estão funcionando, condições do retrovisor e tudo o que for relevante.
Ter seu caminhão funcionando 100% vai trazer mais conforto, segurança para a sua viagem e evitar que multas sejam aplicadas.
3 – Tenha a documentação regularizada
Sempre que for dirigir, esteja com a documentação do veículo e sua habilitação de motorista em dia. Tenha a CNH dentro do prazo, verifique se as notas fiscais de eventuais cargas estão dentro da normalidade e se é necessário alguma autorização especial para realizar o transporte.
É importante verificar se o pagamento anual da documentação está em dia e assim, evitar outros gastos por decorrência de multas, o que pode gerar também a perda dos pontos na carteira de motorista.
4 – Respeite o limite de peso da carga
Ultrapassar o limite de peso do veículo pode comprometer o funcionamento do caminhão e causar um acidente na estrada. Cada transporte tem o seu limite de peso e precisa ser respeitado.
Ao exceder o limite de volume de carga permitido, o motorista e a empresa responsável ficam sujeitos a multa. A viagem só poderá prosseguir em caso de retirada do excesso de peso do caminhão.
Dessa forma, faça a verificação de toda a carga antes de colocar o pé na estrada, evitando assim maiores transtornos.
5 – Faça treinamentos para o motorista caminhoneiro
Se você é gestor de frotas de caminhão, é importante investir no treinamento dos motoristas, principalmente para evitar acidentes e também reduzir o risco de multas.
A empresa pode promover palestras de profissionais da área de segurança no trânsito, indicar treinamentos anuais e incentivar a troca de experiências entre os profissionais mais experientes, gerando assim um ambiente colaborativo.
Motorista caminhoneiro que está sempre atualizado, tem o risco menor de tomar multas de trânsito, gerando assim economia para a empresa.
Reduza custos na sua frota de caminhões
A CTA Smart tem mais de uma década de atuação junto a grandes empresas de caminhões pelo Brasil, sendo o braço direito de gestores de frotas que desejam otimizar resultados.
Desenvolvemos a melhor automação para gerenciamento de combustível, com software integrado na nuvem, capaz de fornecer métricas em tempo real para análise de consumo.
Entre em contato com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer suas dúvidas e ajudar sua frota de caminhões a se destacar no mercado.
Ver Outros Artigos

