Motorista caminhoneiro: 5 dicas para não ser multado na estrada

O motorista caminhoneiro costuma pegar a estrada e passar por alguns contratempos que acabam gerando multas de trânsito. Dependendo da frequência das infrações, isso pode representar até mesmo impactos financeiros relevantes para a sua frota de caminhões.

Devido ao grande volume de viagens, muitas vezes as multas acabam acontecendo por conta de contratempos, os motoristas convivem com diversas situações que exigem habilidade técnica e experiência na função.

Por conta disso, em algumas situações a recorrência das multas acabam por impactar no lucro das empresas, correspondendo a valores pequenos ou até mesmo números elevados que podem custar pontos na carteira de motorista e prejudicar o emprego.

Dessa forma, confira 5 dicas que preparamos para te ajudar a evitar multas e a ter sobretudo uma direção mais responsável na estrada. Boa leitura.

1 – Não ultrapasse limite de velocidade

Uma das multas mais comuns é o excesso de velocidade. Esse tipo de prática além de colocar a sua vida em risco, também afeta a segurança de outras pessoas.

O excesso de velocidade é uma das multas mais comuns para os caminhoneiros, por isso é importante respeitar a sinalização e dirigir dentro do permitido.

Fique atento às sinalizações das estradas, pois ultrapassar o limite de velocidade além de perigoso é uma infração grave dentro do código de trânsito.

2- Motorista caminhoneiro, revise seu veículo

Antes de pegar a estrada para viajar, uma das primeiras coisas a se fazer é realizar a manutenção preventiva do seu veículo.

Além de preservar a sua segurança, viajar com o caminhão, ônibus ou outro veículo que não esteja em 100% das condições pode representar multa pesada. Verifique se os faróis estão funcionando, se os pneus estão calibrados, se o óleo está bom, se os freios estão funcionando, condições do retrovisor e tudo o que for relevante.

Ter seu caminhão funcionando 100% vai trazer mais conforto, segurança para a sua viagem e evitar que multas sejam aplicadas.

3 – Tenha a documentação regularizada

Sempre que for dirigir, esteja com a documentação do veículo e sua habilitação de motorista em dia. Tenha a CNH dentro do prazo, verifique se as notas fiscais de eventuais cargas estão dentro da normalidade e se é necessário alguma autorização especial para realizar o transporte.

É importante verificar se o pagamento anual da documentação está em dia e assim, evitar outros gastos por decorrência de multas, o que pode gerar também a perda dos pontos na carteira de motorista.

4 – Respeite o limite de peso da carga

Ultrapassar o limite de peso do veículo pode comprometer o funcionamento do caminhão e causar um acidente na estrada. Cada transporte tem o seu limite de peso e precisa ser respeitado.

Ao exceder o limite de volume de carga permitido, o motorista e a empresa responsável ficam sujeitos a multa. A viagem só poderá prosseguir em caso de retirada do excesso de peso do caminhão.

Dessa forma, faça a verificação de toda a carga antes de colocar o pé na estrada, evitando assim maiores transtornos.

5 – Faça treinamentos para o motorista caminhoneiro

Se você é gestor de frotas de caminhão, é importante investir no treinamento dos motoristas, principalmente para evitar acidentes e também reduzir o risco de multas.

A empresa pode promover palestras de profissionais da área de segurança no trânsito, indicar treinamentos anuais e incentivar a troca de experiências entre os profissionais mais experientes, gerando assim um ambiente colaborativo.

Motorista caminhoneiro que está sempre atualizado, tem o risco menor de tomar multas de trânsito, gerando assim economia para a empresa.

Reduza custos na sua frota de caminhões

A CTA Smart tem mais de uma década de atuação junto a grandes empresas de caminhões pelo Brasil, sendo o braço direito de gestores de frotas que desejam otimizar resultados.

Desenvolvemos a melhor automação para gerenciamento de combustível, com software integrado na nuvem, capaz de fornecer métricas em tempo real para análise de consumo.

Entre em contato com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer suas dúvidas e ajudar sua frota de caminhões a se destacar no mercado.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO