A gestão de combustível em transporte rodoviário de passageiros é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas do segmento. Para manter a operação da frota de ônibus, os investimentos com óleo diesel são um dos principais componentes do orçamento financeiro nestes negócios.
No Brasil, o setor passa por mudanças na última década, como a redução de passageiros. Outra dificuldade é o constante aumento do combustível usado pelos veículos.
Com tantos desafios, as empresas passam a buscar ferramentas para aumentar a eficiência e reduzir os custos. Uma delas é a automação na gestão de combustível em transporte rodoviário.
A tecnologia é um investimento capaz de proporcionar benefícios econômicos para as organizações empresariais do setor. Também significa a entrada do negócio nas políticas de sustentabilidade e de diminuição da emissão de gases de efeito estufa.
Há três décadas, a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanas), realiza a análise de desempenho do
setor com base em 11 indicadores. Os dados são fornecidos por entidades filiadas de nove sistemas do país: Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.
Somando a população atendida por empresas das nove capitais brasileiras, os sistemas reúnem 32,5% da frota nacional e 35,1% da demanda de passageiros transportados. Um dos índices estudados pela entidade é a evolução do preço médio do óleo diesel.
De acordo com o último dado disponível, o valor do litro alcançou R$ 5,64 em outubro de 2022. É o maior preço registrado pela NTU. Em empresas do setor, uma frota de 200 veículos pode consumir 150 mil litros mensalmente.
Em uma conta simples, os custos com combustível são de R$ 846 mil reais. Com um volume grande de óleo diesel usado, além do investimento, a gestão de combustível em transporte rodoviário é um ponto importante para o sucesso financeiro e longevidade neste setor.
Em muitas organizações empresariais, a gestão de óleo diesel ainda é feita em planilhas de forma manual. Após o preenchimento à mão, os dados de abastecimento da frota são transferidos para sistemas ERPs.
Além da falta de visibilidade e de controle, um dos principais problemas disso são as possibilidades de erros humanos. As informações registradas podem ficar ilegíveis, pois o material pode ser molhado ou empoeirado.
Mesmo sendo trabalho longo, que mobiliza tempo considerável da equipe de colaboradores, é um método que não transmite segurança. Outra dificuldade é administrar a quantidade de combustível no tanque, que pode ser diferente do esperado pela gestão.
Um dos erros mais comuns nas empresas de transporte rodoviário de passageiros é não executar o monitoramento e controle dos gastos com combustível de forma eficiente. Como o óleo diesel é um dos maiores custos operacionais de uma frota de ônibus, a falta de gestão significa desperdício de recursos financeiros.
E o descontrole é um problema para a administração das empresas. Conforme a Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano,
o custo para abastecimento de ônibus urbanos pode chegar a 33,7% dos gastos iniciais.
Ao analisar a fatia de investimento que o combustível representa, o desperdício a longo prazo será extremamente prejudicial para o negócio. Isso pode impactar a rentabilidade, prejudicando a saúde financeira da empresa a médio e curto prazo.
Quando há falta de controle sobre quem abastece o veículo da frota, acontece o desvio de óleo diesel. É um dos principais problemas enfrentados por empresas com abastecimento interno. Isso provoca a corrosão da saúde financeira do negócio.
Mais um problema enfrentado pelas operadoras do setor é o furto de combustível. Diante de tantos desafios, o ideal é encontrar ferramentas para aprimorar a gestão de combustível em transporte rodoviário.
No Brasil, uma das grandes dificuldades do setor é a diminuição de passageiros e, por consequência, o número de viagens. Somente na capital paulista,
conforme estudo da Universidade de São Paulo (USP),
o transporte coletivo perdeu 30% dos passageiros em 10 anos. Enquanto em 2013 eram 2,9 bilhões de usuários, em 2022 caiu para 2,04 bilhões.
A redução também acontece em outras regiões do Brasil. Em estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), entre 2019 e 2022, ocorreu uma queda de 24,4% no número de passageiros. A mudança significa uma redução de 33 milhões para 25 milhões de viagens a menos por dia.
Diante deste cenário, as operadoras buscam alternativas para otimizar os custos e manter a sustentabilidade econômico-financeira. Investir em eficiência na gestão de combustível em transporte rodoviário é uma importante solução para o setor.
Com a tecnologia no controle de abastecimento interno, aumenta a capacidade de diminuir os gastos operacionais, como com o óleo diesel. Também coloca a empresa no caminho de práticas mais sustentáveis.
O combustível representa uma quantia substancial das operações de uma frota de ônibus. Ao incluir ferramentas tecnológicas de monitoramento para melhorar a eficiência, as empresas do setor reduzem significativamente as despesas relacionadas ao óleo diesel.
No mercado de gestão de combustível em transporte rodoviário, estão disponíveis soluções com acompanhamento dos dados de abastecimento em tempo real e de forma rota. São dispositivos capazes de automatizar o controle nas empresas do setor.
A automação proporciona benefícios econômicos substanciais, aumentando a eficiência no uso de combustível. Logo no primeiro de utilização, é possível obter 5% de economia nos gastos com óleo diesel.
Os veículos de frota de empresas são uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa. Com uma gestão de combustível em transporte rodoviário eficiente, as operadoras têm mais capacidade de adotar práticas para tornar os ônibus mais eficientes.
Isso ajuda a reduzir a poluição pelos gases de efeito de estufa, além de aumentar a conservação de recursos naturais. Também vale ressaltar a importância da sustentabilidade ambiental para os negócios.
Incluir práticas sustentáveis promove a responsabilidade social e de respeito ao meio ambiente. Ainda, auxiliam na geração de valor a longo prazo, tornando a empresa protagonista na construção de um futuro mais responsável.
O sistema de controle digital transforma o abastecimento da frota de ônibus mais confiável e seguro. É uma solução completa para fazer a gestão de combustível em transporte rodoviário de forma eficiente.
A automação permite monitorar o caminho de cada gota do óleo diesel, desde a chegada no tanque até o abastecimento dos ônibus da frota. O controle, por meio da tecnologia, garante a redução de custos operacionais.
Isso porque elimina os problemas de desperdício, desvio ou furto. Para manter a sustentabilidade econômico-financeira da empresa, é o melhor investimento para otimizar os gastos com combustível.
A CTA Smart é referência na gestão de combustível em transporte rodoviário. O sistema de automação da empresa proporciona uma série de benefícios.
A primeira vantagem está relacionada com a segurança. Apenas pessoas e veículos cadastrados e autorizados podem realizar o abastecimento dos veículos da frota.
Mais um benefício é a economia no combustível. A empresa terá capacidade de executar o controle total do combustível no tanque e no estoque. Outra facilidade da automação é a função de gerar relatórios de ganhos e perdas.
A tecnologia também tem integração com sistema de telemetria para obtenção de quilometragem de forma automática. Todos os dados de abastecimento interno são coletados, salvos em nuvem e enviados para plataforma online com consulta em tempo real.
Com a solução da Smart, a gestão de combustível em transporte rodoviário ganhará eficiência no uso de recursos. Desta forma, auxilia na administração das finanças das empresas do setor.
Parceira da CTA Smart há 8 anos, a Dinatur é especializada em transporte empresarial, turístico e escolar. Na frota, são mais de 200 veículos e mais de 150 mil litros de diesel consumidos mensalmente.
A maior dificuldade da empresa era realizar o controle de abastecimento de forma segura. Com a fácil integração da CTA Smart, os dados são enviados ao sistema por nuvem para monitoramento simultâneo. Por isso, a função contribui para a tomada de decisões estratégicas.
No mercado há mais de 40 anos, a Kopereck é uma empresa de transporte de passageiros. A frota de veículos é composta por modernos ônibus para atendimento municipal e para turismo. Antes da CTA Smart, os dados de abastecimento interno eram coletados de forma manual e descentralizada.
No final do mês, sempre tinha diferença no registrado e no tanque. Mesmo sendo um trabalho extenso, o procedimento trazia insegurança. Desde a implementação da tecnologia de automação, a empresa passou a monitorar a quantidade de combustível usado em média e o consumo mensalmente de modo confiável.
Com todas as informações disponíveis na ferramenta, podendo ser acessadas pelo smartphone ou computador, a gestão pode identificar erros e corrigir mais rapidamente. Desta maneira, evita desperdícios de combustível e obtém maior economia.
O primeiro passo é observar os dados de veículos da frota, número de garagens com ponto de abastecimento interno e litragem de óleo diesel nos tanques e nas bombas. Em resumo, o ideal é listar todas as informações relacionadas ao consumo para manter a operação.
A solução de automação para ponto de abastecimento interno é o CTA Pedestal. Disponível nas versões simples e duplo, a ferramenta é conectada à saída de combustível do tanque e bomba para registrar todas as informações.
Na CTA Smart, a tecnologia é customizada conforme as especificações da empresa. É mais uma vantagem para potencializar a eficiência e otimizar os recursos empregados na compra de óleo diesel.
O seminário da NTU, com o tema "Um Novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros", mostrou que as empresas têm adotado ações ambientais. As principais são de monitoramento do uso de combustível (74,7%), de geração de resíduos (74,1%), do uso da água (60,9%) e de emissões atmosféricas (58,9%).
A primeira delas está direcionada à gestão de combustível em transporte rodoviário. Além da prática sustentável, o investimento é uma garantia de economia dos recursos empregados na aquisição de combustível.
O sistema de automação da CTA Smart permite uma economia de até 20% nos gastos com óleo diesel. Desta forma, reforça a importância da ferramenta para manutenção da empresa no aspecto econômico-financeiro.
A CTA Smart é a melhor tecnologia do mercado para automação de abastecimento interno. Solução comprovada no Brasil e no exterior, está presente em mais de 4 mil bicos pelo mundo, mais de 350 mil veículos e monitora mais de 2 bilhões de litros ao ano.
O sistema digital significa a confiança de levar a gestão de combustível em transporte rodoviário para outro patamar. Invista na solução de automação para aumentar a eficiência no consumo e otimizar os custos com óleo diesel.
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