Produção de soja: qual a importância para a agricultura brasileira?

Você sabe a importância da soja para a agricultura brasileira a e também as melhores formas de otimizar a sua produção por meio de tecnologias?

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, junto com os Estados Unidos e com isso, tem a atividade como o principal destaque dentro da agricultura no país desde a década de 70.

Com o avanço da tecnologia, a produção de soja foi se expandindo pelo território nacional, tendo em vista que inicialmente devido a condições climáticas, o seu cultivo era concentrado na região Sul do Brasil. Contudo, hoje já é perfeitamente viável o cultivo também nas demais regiões do país, como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A soja tem grande versatilidade e serve para diversos meios de consumo, seja através de grãos, leite, proteínas vegetais que são consumidas por pessoas que não consomem carne, ou até mesmo produção de biocombustível.

Dessa forma, o consumo da soja no Brasil e no mundo vem crescendo a cada ano em razão da variedade de uso.

Sendo assim, como fica a produção de soja no Brasil para os próximos anos e qual o seu impacto para a economia brasileira?

Leia esse artigo que preparamos e saiba um pouco mais sobre o cenário da produção de soja no país, boa leitura.

Qual é o impacto da produção de soja na economia do Brasil?

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, junto com os Estados Unidos, por isso, o setor de agricultura tem um grande papel na economia do país, devido a sua produção e venda do produto.

Segundo o 6º Levantamento da Safra de Grãos, realizado em março de 2023, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de grãos na safra 2022/23 pode alcançar 309,9 milhões de toneladas. 

Além disso, quase metade desse volume tem origem nas lavouras de soja, representando uma colheita em torno de 151,4 milhões de toneladas. 

Também de acordo com o levantamento feito pela Conab, esse volume, se confirmado, representará o aumento de 20,6% acima ao registrado no período anterior, o que indica uma recuperação na produtividade das lavouras, que foram atingidas pelas condições climáticas adversas no período de 2021/22.

A soja é considerada o carro-chefe da agricultura nacional, além disso, um de cada quatro dólares exportados pelo complexo agroindustrial brasileiro provém da soja (Embrapa). 

Sendo assim, a exportação é um dos principais destinos da soja brasileira, representando boa parte da arrecadação do agronegócio do país.

Como será a produção de soja no Brasil em 2023?

Apesar da previsão de aumento de 20,6% na produção de soja em relação ao período de 2021/22, o ano de 2023 demonstra uma redução de 3,9 milhões de toneladas na previsão feita no levantamento anterior, de janeiro, ou seja, uma redução de 1,3%. 

O motivo para isso é devido a adversidades de condições climáticas, com a estiagem que afeta o Rio Grande do Sul sendo responsável pela redução na estimativa. 

Dessa forma, o Estado deve colher cerca 4,126 milhões de toneladas de grãos a menos que o estimado em janeiro, segundo o IBGE.

Com a maioria dos municípios gaúchos decretando estado de emergência devido à falta de chuvas, a agricultura da região ficou bastante prejudicada.

Como a tecnologia pode potencializar a produção de soja?

A tecnologia já é uma realidade dentro do setor do agronegócio e segue com um enorme potencial para otimizar a produção de soja no Brasil. 

Existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas pelos produtores de soja para aumentar a sua produtividade, reduzir os custos do cultivo e minimizar o impacto ambiental da produção através de técnicas que estejam alinhadas com as boas práticas de ESG

Dentre as tecnologias utilizadas para a produção de soja, podemos mencionar o uso de drones de imagens para monitorar as condições das plantações e identificar áreas que precisam de cuidados especiais, como irrigação ou tratamento contra pragas.

Além disso, também temos a agricultura de precisão que pode ser utilizada para monitorar a umidade do solo, a temperatura e permite que os agricultores ajustem os níveis de água e nutrientes de acordo com a necessidade. Isso pode aumentar a produtividade e garantir que o solo receba a quantidade ideal de recursos.

Outra tecnologia que pode ser usada na produção de soja é a automação de máquinas agrícolas, como tratores autônomos. Esses equipamentos podem ajudar a otimizar o tempo de trabalho e reduzir os custos.

Além disso, as frotas de transporte de caminhão também têm um papel fundamental dentro da produção de soja, pois utilizam sistemas de rastreamento e monitoramento para otimizar a logística de transporte até o destino final.

Por fim, o uso da tecnologia se faz presente no meio agrícola e ajuda a aumentar a eficiência da produção de soja, permitindo que os agricultores tenham mais controle sobre o processo, colaborando com práticas ESG por meio de uma produção mais sustentável e rentável para os produtores.

Automação de combustível da CTA Smart no setor agrícola

A CTA Smart desenvolve a melhor automação de combustível para gestores de frotas e também é ideal para ser utilizada dentro do setor agrícola, não somente na produção de soja quanto para outras frentes de cultivo e atuação. 

Com a crescente demanda por produtos derivados da soja, a indústria agrícola enfrenta desafios cada vez maiores para aumentar a eficiência e reduzir custos, por isso, a automação de combustível é uma solução que pode ajudar a atender essas necessidades.

Uma das principais vantagens da automação desenvolvida pela CTA Smart é a possibilidade de realizar a gestão de abastecimento dos equipamentos agrícolas, proporcionando assim o controle de consumo da frota. 

Através do monitoramento do consumo de combustível, é possível identificar se algum equipamento não está funcionando de maneira adequada e também evitar desperdícios. 

Dessa forma, os agricultores serão capazes de reduzir custos, melhorar o consumo de combustível e minimizar o tempo gasto em tarefas manuais, aumentando assim a produtividade e a eficiência. 

A solução da CTA Smart, presente há mais de 1 década no mercado, é a ideal para atender às demandas do setor agrícola e da produção de soja, gerando o monitoramento do consumo de combustível em tempo real, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Entre em contato com o nosso time comercial, estamos à disposição para tirar as suas dúvidas.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Todos

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Todos

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO