Transporte de Madeiras: entenda as particularidades

Sua empresa realiza transportes de madeira de forma otimizada?

O transporte de madeiras e seus derivados como carvão, eucalipto, carvão vegetal, é uma atividade que costuma ser lucrativa para gestores de frotas e caminhoneiros, tendo em vista a importância da madeira que é a matéria-prima para diversos segmentos da indústria, como o comércio de móveis, serrarias e construção civil.

Também conhecido como transporte florestal ou transporte de produtos florestais, a prática está sujeita a diversas regras e leis que devem ser estritamente seguidas pelas empresas e pelos motoristas de caminhão. 

Com foco na redução do desmatamento ilegal, preservação ambiental e outras irregularidades, o transporte de madeira requer uma série de particularidades.

Dessa forma, em caso do descumprimento do que ficou estabelecido pela lei, gestores de frotas e motoristas podem sofrer algum tipo de punição. 

Veja a melhor forma de realizar o transporte de madeiras no Brasil e aprenda a fazer uma melhor gestão da sua frota, otimizando assim os resultados da sua empresa.

Boa leitura.

Quais tipos de madeiras é permitido transportar?

O transporte de produtos florestais que são derivados da madeira podem variar de acordo com o tipo de produto, incluindo dimensões, peso e tipo de embalagem. 

No segmento madeireiro, é comum vermos a madeira cortada em formato de postes ou toras longas, embora também possam ser transportados de outras formas a depender do veículo que está sendo utilizado.

Portanto, o transporte de toras e postes da madeira é uma atividade relevante para a indústria e a economia brasileira, mas requer atenção especial, pois o transporte ilegal ou fora das normas estabelecidas pode ser considerado um crime ambiental. 

Além disso, também é caracterizado como transporte de madeira

  • Escoramento;
  • Estaca;
  • Lenha;
  • Palmito;
  • Piso, rodapé ou batente;
  • Carvão vegetal.

Qual a melhor maneira de transportar madeira?

Respeitar práticas ESG segue como norte para empresas que trabalham com transporte de madeira, pois gera um impacto direto na natureza.

Uma série de cuidados é necessária para que o transporte de madeira seja feito de forma adequada, reduzindo o risco de acidentes e a qualidade na entrega do produto.

Confira as técnicas para o transporte de tipos de madeira que se estendem desde os produtores até o destino final.

Amarração

Quando existe a necessidade de fazer o transporte de grandes cargas de madeira, como por exemplo as toras em formato de poste, é preciso garantir a estabilidade do conteúdo para que não haja graves acidentes.

Dessa forma, é necessário se fazer a amarração das toras de madeira com cabos de aço ou cintas resistentes. Há alguns anos, era possível realizar a amarração dos troncos de madeira utilizando cordas, mas devido a sua fragilidade ficou proibido o uso pois o risco de arrebentar era grande devido ao atrito.

Por isso, os motoristas caminhoneiros que descumprirem as normas, estarão sujeitos à multa e pontuação na carteira por uma infração grave.

Empilhamento no veículo

Geralmente composto de uma grande quantidade de madeira, as cargas precisam estar em um caminhão seguro, que seja capaz de realizar o transporte sem riscos para os motoristas.

Para se adequar às normas de segurança e conseguirem transitar por vias públicas, as empresas de transporte utilizam o caminhão com carroceria florestal, ou também conhecido como fueiro, sendo ideal para o transporte de toras de madeira.

A melhor maneira de fazer o empilhamento é com o formato de pirâmide, que organiza a carga com a base de maior quantidade de toras para dar sustentação e menor quantidade no topo, sempre respeitando o limite do veículo.

Dessa forma, é possível dar maior segurança para efetuar o transporte de madeiras e reduzir o risco de acidentes.

Carga e Descarga

É possível realizar a carga e a descarga de equipamentos seguindo normas de segurança, isso tudo através dos equipamentos adequados para a prática.

Além disso, investir no treinamento dos funcionários também é uma alternativa para que eles consigam fazer esse procedimento sem maiores problemas, uma outra alternativa é contratar uma empresa terceirizada para a função.

Através do uso de garras para fazer o transporte dos equipamentos, as madeiras devem ser posicionadas com tranquilidade, precisão e respeitando os limites de peso do caminhão.

Realize a manutenção dos equipamentos

Para realizar o transporte de madeira com segurança, é fundamental realizar a manutenção periódica dos equipamentos, tendo em vista sempre que uma gestão de abastecimento também ajuda na detecção de eventuais problemas.

Sendo assim, verifique se o consumo de combustível está dentro da normalidade ou com gasto excessivo, confira também freios, suspensão, pneus e tudo o que for importante para que o motorista siga viagem em plena segurança.

Gestão de combustível no transporte de madeiras

Preocupar-se com a gestão de combustível é uma parte importante da operação do transporte de madeiras, representando uma capacidade de impacto em diversas frentes da frota. 

Ao realizar uma boa gestão de combustível, é possível reduzir os custos operacionais, economizar combustível e ter melhores resultados dentro da frota. 

Através da gestão de combustível é possível identificar problemas dos veículos nas frotas, melhorar a eficiência operacional,  possibilitando a maior capacidade de transporte de madeira por viagem e ficar alinhado com normas regulatórias relacionadas ao consumo de combustível.

Sendo assim, em uma frota de transportes com foco no transporte de madeiras, onde o combustível é responsável por uma das maiores despesas, praticar a boa gestão de combustível é o fiel da balança para diferenciar uma operação lucrativa de outra que tenta se manter com bastante dificuldade para não ter prejuízos. 

Gestão de combustível para transporte de madeiras: fale com a CTA Smart

Implementar uma gestão de combustível eficiente em sua frota de transporte de madeira é primordial para alcançar melhores resultados, reduzir custos e obter novas oportunidades de negócio.

A CTA Smart tem a melhor automação de combustível do mercado e oferece soluções que otimizam o consumo de combustível, permitindo que você tenha controle total sobre a quantidade de litros utilizados por sua frota através do sistema que fica integrado com um banco de dados na nuvem.

Entre em contato com o nosso time comercial, e otimize a sua estratégia para gestão de combustível hoje mesmo.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO