Tudo o que você precisa saber sobre telemetria

Quando falamos de telemetria, nos referimos a uma tecnologia que permite realizar a medição e transmissão de dados. O seu uso é bastante comum nos ramos da aviação, navegação, automotiva, energia e telecomunicações para coletar informações de sensores e dispositivos em tempo real, realizando assim o envio de dados para uma central de controle. Neste texto você tem todas as informações essenciais sobre telemetria que você precisa saber

A telemetria é uma tecnologia bastante utilizada por gestores de frotas de veículos, tendo em vista que ela permite monitorar e controlar vários aspectos do desempenho dos veículos em tempo real. Através do uso de dispositivos de telemetria, é possível coletar informações como a localização dos veículos, o consumo de combustível, a velocidade, as condições do motor e a eficiência do motorista.

Em posse dessas informações, os gestores de frotas podem tomar decisões estratégicas mais eficientes, representando uma redução de custos, aumento da segurança e melhoria da eficiência da frota como um todo. 

Preparamos esse artigo para falar tudo o que você precisa entender sobre telemetria e como ela é importante para a gestão da sua frota de veículos. Boa leitura.

Quais os benefícios da telemetria para gestores de frotas?

A utilização da telemetria agrega diversos benefícios para a sua frota de veículos, tornando diversas atividades de rotina para gestores de frota muita mais práticas e eficientes. Vejamos algumas delas.

Faça o monitoramento da sua frota em tempo real

O uso da telemetria permite que os gestores de frota realizem o monitoramento de suas frotas em tempo real durante 24 horas por dia. Dessa forma, é possível identificar de maneira rápida e eficiente diversos tipos de problemas, manuseio do veículo ou algum problema mecânico.

Tenha uma visão 360 graus da sua frota

Ao realizar o monitoramento da frota de veículos através da telemetria, é possível ter uma visão completa da frota. Permitindo identificar problemas, prever quando será necessário comprar mais combustível ou até mesmo entender se condições climáticas de cada região favorecem o trajeto em determinada época.

Aumente a segurança dos motoristas

Com a telemetria, gestores de frotas são capazes de tomar decisões que ajudam a melhorar a segurança dos motoristas e passageiros. Esse tipo de ação ocorre através do monitoramento do comportamento de direção do motorista, identificando assim alguns padrões de condução que são perigosos, permitindo assim sinalizar pontos de melhoria.

Tenha redução de custos operacionais na sua frota 

Quando gestores de frota utilizam ferramentas que a telemetria proporciona, eles são capazes de reduzir custos operacionais. Com isso, é possível mapear o desempenho dos veículos durante o trajeto percorrido e traçar um plano para otimização de rotas, reduzindo assim o consumo de combustível, prevenindo desgaste excessivo dos veículos e fazendo com que o motorista chegue ao seu destino em menos tempo.

Otimize a manutenção de veículos

Através da telemetria, gestores de frota podem monitorar o desempenho dos veículos e até mesmo prevenir falhas mecânicas. Isso também pode ser feito através da redução de tempo de inatividade dos veículos, permitindo que as equipes de manutenção saibam o momento ideal para se anteciparem na vistoria e através do desempenho de cada automóvel, identificando quaisquer problemas em tempo hábil para aplicarem a manutenção corretiva.

Aumenta a produtividade da sua frota

A telemetria pode ajudar no melhor desempenho dos motoristas, permitindo que os gestores de frota monitorem a forma como cada um deles utiliza o veículo. Sendo assim, caso haja o mal uso dos equipamentos ou até mesmo um padrão de condução perigosa, existe a possibilidade de identificação e a oportunidade para melhoraria do desempenho.

Faça o monitoramento de carga

Uma das maiores preocupações de empresas de logística e gestores de frotas, é com o monitoramento do transporte de carga. Dessa forma, através da telemetria é possível ter um controle maior e obter mais segurança durante o transporte da carga, permitindo o monitoramento e localização em tempo real dos veículos.

Reduza o risco de acidentes no trânsito

Muitos acidentes de trânsito ocorrem por imprudência dos motoristas, em muitos casos, o excesso de velocidade é fator determinante para que isso aconteça. Através do uso da telemetria os gestores de frota são capazes de identificar padrões de direção perigosos como excesso de velocidade ou até mesmo saber se o motorista está indo por uma rota que representa algum perigo por condições adversas.

Tenha tomada de decisões estratégicas

Através de uma análise estratégica eficiente, é possível alcançar resultados satisfatórios, o uso da telemetria funciona como grande aliado nesse sentido.

Graças ao seu uso, gestores de frotas são capazes de avaliar e processar informações relevantes que podem ser utilizadas para melhorar os resultados da empresa.

Implemente a telemetria com a CTA Smart

A telemetria é uma tecnologia muito útil para os gestores de frotas de veículos, permitindo que eles monitorem e controlem vários aspectos do desempenho da frota em tempo real. 

Isso pode levar a uma redução de custos, aumento da segurança e melhoria da eficiência da empresa como um todo.

Por isso, podemos dizer que a telemetria é uma ferramenta eficaz para gerenciar a sua frota, possibilitando também o monitoramento do consumo de combustível. 

A automação da CTA Smart é referência no Brasil, pois tem a capacidade de integração com webservice ou importação com qualquer sistema ERP, meios de pagamento, demonstrar dados precisos do abastecimento realizado e o uso da telemetria.

O consumo dos veículos da frota são constantemente monitorados pela telemetria, permitindo assim que a análise de dados seja feita e ações sejam tomadas de forma estratégica. Dessa forma, ao fazer a instalação do CTA Smart nas bombas de combustível, a segurança e a precisão dos dados para o gerenciamento da frota são garantidas.

Todos os dados relacionados ao abastecimento da frota são enviados em tempo real para o sistema com o banco de dados hospedado na nuvem, tornando todo o processo de monitoramento mais seguro e prático. 

Portanto, a solução CTA Smart também disponibiliza mais de 10 modelos de relatórios que fornecem informações detalhadas sobre o consumo de combustíveis entre outras métricas. 

Fale com o nosso time de especialistas, estamos preparados para ajudar a sua empresa a ter o melhor controle sobre o consumo de combustível.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO